dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Iniciante-como instalar e executar programas no linux metasys? | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

domingo, 12 de setembro de 2010

Iniciante-como instalar e executar programas no linux metasys?

Existem diferenças entre a forma de se instalar algo no Windows e no Linux. No Windows você já sabe, mas no Linux existem alguns passos a mais.
Bom...
Antes de mais nada, mova o tal arquivo do desktop para dentro do teu "home", pois isto facilitará caso seja necessário utilizar algum comando no terminal (acho chato ficar navegando em pastas em modo texto...)

Ao invéz do duplo click como você estava fazendo, utilize o botão direito do mouse, cliclando sobre o arquivo e selecionando a opção "extrair aqui" que aparece (não conheço esta distro que está utilizando, mas acredito que na maioria delas as coisas sejam assim com vou te explicar).


Depois de extraido, novamente vamos utilizar o botão direito do mouse sobre o arquivo extraído, só que agora você vai selecionar a opção "propriedades".
Nela, você deve procurar e marcar a opção "é executável", de forma que o Linux saiba que este arquivo é um programa (note que no Windows um arquivo é identificado pela sua extensão, enquanto que no Linux a extensão do arquivo não importa tanto).

Assim, você já terá cumprido as duas primeiras etapas do processo, que é descompactar e dar permissão de execução ao arquivo....

Só tem uma coisa a mais que você tem que saber: no Windows, quando você quer baixar algum programa, acaba recorrendo a sites estilo "Superdownloads" , "Baixaki" ou "Jacir"... No Linux, dê preferência a instalar os programas a partir dos repositórios da tua distribuição, por meio do gerenciador de pacotes dela - é mais seguro e INFINITAMENTE MAIS FÁCIL!

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.