dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Jacir Holowate: 23 de outubro de 2010 stat counters

Audiencia do site

sábado, 23 de outubro de 2010

Hotot 0.9.4 para Linux

Gratuito
Tamanho: 15,40 MB
28 downloads
Sistema: Linux X11/Gnome
Empresa: Shellex Wai


>clique para baixar<


"Ótima opção de cliente Twitter para quem utiliza as últimas versões do Ubuntu."


Hotot é uma ferramenta recente que foi lançada para os usuários das versões Lucid Lynx e Maverick Meerkat do Ubuntu. Trata-se de um prático cliente para o Twitter, que conta com uma interface amigável e diversas opções para facilitar a vida dos usuários.

Além dos efeitos apresentados na tela do programa, o Hotot chama bastante a atenção pela maneira com a qual as respostas e retweets são exibidas, tornando a visualização bem mais simples e agradável.

Instalação

Existem basicamente duas maneiras de instalar o Hotot em seu computador. A primeira delas é através do link acima, o qual faz o download de um arquivo no formato 7z e o usuário precisa compilar os arquivos antes de começar a utilizar o aplicativo.
A segunda maneira, bem mais simples, é através de comandos do Terminal. Não há segredo algum nesse processo de instalação, uma vez que ao usuário cabe apenas a tarefas de digitar a sequência de comando exibida abaixo.
$ sudo add-apt-repository ppa:hotot-team
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install hotot

Token de acesso

Para se conectar ao Twitter através do Hotot o usuário precisa antes liberar o acesso do aplicativo à rede social. Isso é feito através de um token fornecido pelo Twitter. Os passos para conseguir esta chave você confere abaixo.
  1. Clique no botão “Preferencias” e aguarde até a janela de configurações ser exibida.
  2. Na opção “Conta”, pressione o botão “conectar com o Twitter”. Na tela que aparecer, clique no botão “Clique para continuar”.
  3. Solicitando token
  4. Uma janela do Twitter será exibida, na qual você pode escolher entre liberar (Allow) ou negar (Deny) o acesso do Hotot à rede social.
  5. Escolhendo a opção “Allow”, um código será exibido da tela.
  6. Copie e cole este código no campo “PIN Code” da tela de configurações do Hotot.
Pronto, agora você já pode inserir seu nome de usuário e senha do Twitter e acessar todas as mensagens e recados diretamente pelo aplicativo.

Como utilizar

Não há segredo algum na utilização do Hotot. Na parte mais inferior à janela do aplicativo o usuário encontra uma pequena Barra de ferramentas, a qual permite que o usuário acesse suas mensagens privadas, retweets e timeline separadamente.
Além disso, clicando no botão que tem uma pessoa como ícone é possível visualizar o perfil de qualquer usuário do Twitter sem que seja necessário abrir o navegador. Passando o mouse sobre uma mensagem, cinco botões aparecem no canto superior direito. Por meio deles é possível responder à mensagem, retwitar ou marcar como preferido.
O legal do Hotot é que ele possui ferramentas para encurtamento de URLs e upload de fotos. Dessa maneira o usuário pode copiar os links diretamente na janela do aplicativo sem ter que se preocupar com o tamanho delas. Sem contar na facilidade de enviar e exibir imagens.


Compiz-Fusion 0.8.2 para Linux

Gratuito
Tamanho: 498 KB
22.108 downloads
Sistema: Linux X11
Empresa: Compiz-Fusion Team


>clique para baixar<

"Acabe com a ideia do convencional e impressione a todos com um desktop vivo e com efeitos fantásticos."

Compiz-Fusion é um software que dinamiza o seu ambiente de trabalho com fantásticas animações gráficas, direcionando para a placa de vídeo algumas instruções especiais proporcionando efeitos  que usufruem da capacidade de aceleração 3D que ela pode oferecer.


Fusão de duas potências

Dado o sucesso do Compiz, o primeiro servidor de janela X a oferecer aceleração com o OpenGL e do Beryl, que intensificou os efeitos gráficos do primeiro (mas não conseguiu ser tão estável quanto ele), nasce o Compiz-Fusion, unindo o melhor dos projetos anteriores e criando um servidor X forte, com efeitos impressionantes e sem perder desempenho.

Efeitos impressionantes!

Faça o seu desktop pegar fogo ou literalmente chover em sua área de trabalho. Com janelas que dobram, explodem, teleportam, rodopiam, fica muito mais divertido abrir, fechar e minimizar janelas esperando qual efeito será ativado.
Exemplo de efeitos do Compiz-Fusion

Um dos mais emocionantes efeitos dentre todos, é o cubo. O Compiz-Fusion opera com quatro áreas de trabalho independentes simultaneamente em formato de um cubo, que pode ser girado e manipulado da maneira que você bem entender. Com os comandos certos, sua área de trabalho pode ser rodopiada como se fosse um dado e você ainda pode jogar processos de uma área para outra sem interromper sua execução.

Qualidade visual sem perder desempenho

O mais importante é que mesmo com essa grande quantidade de efeitos, o Compiz-Fusion (XGL) é bem leve e não transforma seu computador em uma carroça. Ou seja, além de você deixar o visual do seu Desktop muito mais atraente, ele continuará leve. Vale ressaltar que além da beleza, a experiência com o uso do computador também é bastante melhorada.

Com poucos comandos, você pode configurar e minimizar os efeitos gráficos ou, se preferir, intensificá-los até seu Desktop virar praticamente um baile de carnaval. Perca alguns minutos e faça um teste. Mas esteja ciente de que depois de “brincar” com o Compiz-Fusion você pode achar o Windows Vista um tanto quanto “sem sal”.

Instalação

As versões mais recentes de alguns sistemas operacionais, como o Mandriva, possuem em sua instalação padrão os recursos do Compiz-Fusion. Normalmente, a única coisa a se fazer, como é o caso do Ubuntu, é baixar o pacote de gerenciamento de configurações, chamado compizconfig-settings-manager.

Após ter instalado o pacote para gerenciar o Compiz-fusion, abra-o através do menu Sistema > Preferências > Gerenciador de configurações do CompizConfig. Você verá uma série de opções que podem ser escolhidas e configuradas conforme vocẽ desejar.

Pronto! Feche a sua sessão atual, abra, entre novamente e deslumbre-se com as novas ferramentas do seu Desktop!

Comandos Básicos

Ctrl + Alt + Seta_direita/esquerda: Alterna área de trabalho
Ctrl + Alt + Botão_esquerdo_do_mouse: Guiar o giro do Cubo
Alt + Tab: Alternador de Janelas
Shift + Super_key("Tecla do Windows") + S: Novo Alternador de Janelas
Shift + Super_key("Tecla do Windows")+Botão_direito_do_mouse: Efeito de Fogo
Crtl + Super_key("Tecla do Windows"): Efeito Aquático

  
>clique para baixar< 

Emerald 0.8.2 para Linux

Gratuito
Tamanho: 607 KB
8.932 downloads
Sistema: Linux X11/KDE/Gnome
Empresa: Compiz-Fusion Team


>clique para baixar<

"Ferramenta que permite a instalação de temas muito bonitos através de poucos cliques."

Emerald é uma ferramenta gráfica muito interessante, que possui como função decorar e aplicar efeitos especiais nas janelas dos programas em seu desktop. Ele se integra naturalmente com o Compiz Fusion e permite que temas sejam instalados de maneira muito simples.


Interface do gerenciador

O Emerald-Themer, gerenciador do Emerald, é muito fácil de ser utilizado. Para instalar um tema .emerald,   basta clicar no botão “Import” e secioná-lo com um duplo-clique. Além disso, também é possível editar o tema conforme sua preferência.

Habilitando o Tema escolhido

Para habilitar o tema escolhido, abra um terminal de sistema  (Xterm, Konsole, gnome-terminal) e digite o seguinte comando:

$ emerald –replace


Dependendo da distribuição, é necessário manter o terminal aberto acima até sair do sistema.

Procedimentos de Instalação

Para a distribuição Ubuntu, basta efetuar o download do pacote DEB e instalá-lo com um duplo-clique. Nas outras distros, baixe o código fonte e descompacte-o no local de sua preferência.  Em seguida, abra um terminal de sistema (Xterm, Konsole, gnome-terminal) e digite os seguintes comandos:

$ ./configure
$ make
$ sudo make install


Dependência

Para usar o Emerald, é necessário que o Compiz Fusion esteja instalado em seu computador, o qual pode ser baixado neste link.  

>clique para baixar< 

Moomex 0.7.1 para Linux

Gratuito
Tamanho: 33 KB
1.511 downloads
Sistema: Linux Gnome
Empresa: Moomex


>clique para baixar<

"Deixe o visual do seu ambiente Gnome com uma aparência dark, através de um tema leve e atraente."

Que tal mudar a aparência do seu sistema Linux, deixando ela mais dark? Se você gosta de temas assim, então vai adorar o Moomex, tema que possui como cor predominante o preto, e com botões que lembram o Windows Vista, mas que mantêm uma certa originalidade.


O tema Moomex é voltado para distribuições Linux que dispõe do gerenciador de ambiente gráfico Gnome, tais como a famosa distribuição Ubuntu, e a sua fonte de inspiração, a distribuição Debian.  Caso a distribuição que você utiliza não possua o Gnome, você pode fazer o download e instalar ela em sua máquina.

Moomex faz com que as barras de tarefas, os menus e as bordas das janelas fiquem pretos, com leves detalhes de reflexos branco. Os botões das janelas lembram os do Windows Vista, devido ao formato grande e quadrado apresentado por eles.

Diferentemente de outros temas, Moomex não utiliza ou sugere um pacote de ícones para ser usado junto dele, entretanto, pacotes de ícones tais como Hydroxygen, GNOME-Colors ou Sewen Icons ficam muito bem com o tema.

É possível também fazer o download de uma versão do tema para o decorador de janelas Emerald, o que pode ser encontrado neste link.

Instalação

Clique com o botão direito sobre a área de trabalho e selecione a opção “Alterar plano de fundo”. Em seguida, clique na aba “Temas”, e arraste o arquivo 57063-Moomex.tar.gz, o qual contém o tema, para dentro da janela.
  
>clique para baixar< 

Conheça algumas novidades do novo Ubuntu 10.10

Dia 23 de outubro marca o lançamento da mais nova versão da distribuição e você confere agora as principais novidades.


O Ubuntu é a distribuição de Linux mais usada no mundo e seu sucesso aumenta a cada dia. No último dia 29 de setembro foi lançada a candidata à versão final do novo Ubuntu.
O novo Ubuntu, completo e aprimorado, estará disponível aos usuários a partir de domingo, dia 10 de outubro. Enquanto o dia não chega, você pode matar (ou aumentar ainda mais) a sua curiosidade sobre as novidades que apareceram na distro.

Recursos

Controle de áudio

 

O simples aumentar e diminuir de volume do Ubuntu foi modificado. Agora você tem mais opções, com novos botões que dão ao usuário um sistema mais eficaz para controle de áudio. Além disso, você vai poder controlar o reprodutor de áudio diretamente pelo novo menu, com muito mais praticidade.

Nova Central de Programas

 

Quem usa o Ubuntu sabe o quão prática pode ser a Central de Programas. Por meio dela você encontra e instala uma série de aplicativos, bem como remove aqueles que você não quer mais usar. A nova versão do Ubuntu trouxe consigo uma nova Central de Programas que, além da inovação visual, permite instalação com um clique.

Você pode tocar isto!

 

O Ubuntu 10.10 passa a contar com o uTouch, suporte para multitouch. Isto significa que ao rodar o sistema operacional em máquinas com telas sensíveis ao toque, você pode usar e abusar desta função. Os desenvolvedores também devem ficar atentos para aumentarem recursos relacionados a este tipo de interação do usuário com o computador.

Instalador renovado

 

O instalador das outras versões do Ubuntu já era intuitivo, mas a nova versão da distro conseguiu simplificar ainda mais este ato. Se você acha que é uma boa hora para abandonar o mundo dos softwares proprietários, o Ubuntu é uma boa opção também por ter um processo de instalação nada complicado.

Unity Desktop

 

Uma exclusividade do Ubuntu Netbook Remix  10.10 (versão exclusiva para netbook) é o Unity Destkop, a nova interface gráfica do sistema. Com ele o espaço da tela se torna muito mais aproveitável, algo muito útil em um equipamento com tamanho reduzido. O Unity ganhou uma barra lateral e a principal novidade é uma “barra de menu” semelhante à do sistema Mac OS X.
O vídeo abaixo mostra um pouco mais de como vai funcionar o Ubuntu Unity Desktop, um novo modo para gerenciar e aproveitar ainda mais o Ubuntu Maverick Meerkat.

Programas

Shotwell

 

Se você é mais um dos que nunca foram com a cara do F-Spot, conheçam o novo gerenciador de imagens oficial do Ubuntu: o Shotwell. O programa leva alguma vantagem sobre o concorrente pelo fato de ter mais recursos para importação de imagens, etiquetagem automática dos arquivos, ferramentas de edição e até sistema de zoom que não embaça a foto.

Gwibber

 

O Twitter veio para ficar e já é possível encontrar uma dezena de aplicativos interessantes para quem quer receber e enviar atualizações da rede social diretamente da Área de trabalho, dispensando o acesso constante ao site. O Gwibber é um destes programas que já vem instalado no novo Ubuntu.

Easystroke

 

Outro aplicativo muito interessante no Ubuntu Maverick Meerkat é o Easystroke, um aplicativo para reconhecimento gestual. Desenvolvido para uso em Tablets e com monitores com tela sensível ao toque, ele pode servir também para dar mais funcionalidade ao cursor do mouse. O vídeo a seguir mostra um pouco do que ele é capaz:

Compiz Fusion

 

Para quem quer incrementar as funcionalidades visuais do Ubuntu, nada melhor do que o Compiz Fusion. Na versão 10.10 do Ubuntu o programa veio melhorado e com mais funções para deixar sua Área de trabalho mais dinâmica e agradável.

PiTiVi

 

Outro aplicativo que não é mais novidade, afinal passou a ser padrão no Ubuntu em sua versão 10.04, mas que ganhou um breve incremento para o Maverick Meerkat, é o PiTiVi. Ele é um editor de vídeo modesto, mas eficiente, ideal para quem precisa fazer edições simples de vídeo no Ubuntu.

Novos papéis de parede

 

A última das novidades desta lista são os novos papéis de parede. Como é de costume, os desenvolvedores capricharam e oferecem aos usuários uma série de belíssimas imagens para enfeitar ainda mais a nova versão da distribuição

Ubuntu Maverick Meerkat 10.10 para Linux

Gratuito
Tamanho: 693,00 MB
155.844 downloads
Sistema: Linux X11
Empresa: Canonical Ltd.


>clique para baixar<

"Chega de espera! Com várias novidades, aqui está a nova versão do Ubuntu que acaba de sair do forno."


Já é de praxe para quem optou pelo Ubuntu: a cada seis meses uma nova atualização completa do sistema aparece para sacudir o mundo de Linux. Depois de vários testes, finalmente temos em mãos a versão final do novo Ubuntu, o Maverick Meerkat.
Não por acaso o dia 23 de outubro de 2010 (10/10/10) foi escolhido como data de lançamento da versão estável do Ubuntu 10.10. O que todos os usuários esperam, dos mais tranquilos aos mais apaixonados por esta distribuição de Linux, é que o sistema seja também nota 10.

Se forem levados em conta as novidades apresentadas tanto pela candidata à versão final quanto pelo que se pode ler nas notícias a respeito do Maverick Meerkat,  os usuários têm razão para tanta ansiedade. Então pare de esperar e já comece a fazer o download do novo Ubuntu enquanto você lê este texto.
Ubuntu
Novos programas

Alguns programas novos foram implementados no Ubuntu e passam a ser padrão no sistema. A grande novidade aqui é o Shotwell, gerenciador de imagens que entra no lugar do F-Spot. O novo programa oferece recursos interessantes, como etiquetagem automática dos arquivos, e tem visual muito agradável para quem quer importar fotos de câmeras ou mesmo outras pastas do sistema.
Outras novidades são as atualizações de alguns programas como o Evolution, o cliente de email do Ubuntu, que chega à versão 2.30 e trabalha muito mais rápido do que a versão padrão para o Ubuntu 10.04. O aplicativo conta ainda com sistema inteligente anti-spam, sistema de busca e a boa e velha integração com o desktop.
O Gwibber, cliente de redes sociais, também passa a ser padrão e ganha uma atualização para ter suporte ao novo sistema de autenticação do Twitter. Além do Twitter, ele tem suporte para Facebook, Flickr, Identi.ca, StatusNet, FriendFeed, Digg e Qaiku. Coincidentemente, a versão instalada no Maverick Meerkat também é a 2.30.

Novo instalador

Novo controle de áudio do Ubuntu 
Instalar o Maverick Meerkat 10.10 está mais fácil do que qualquer outra versão do Ubuntu. Isto porque o instalador foi renovado, tornando o processo muito mais simplificado e intuitivo. Agora você conta com opções mais claras e ao mesmo tempo avançadas quando vai selecionar o espaço físico em que o Ubuntu será instalado.

Novo controle de áudio

O controle de áudio do Ubuntu também ganhou alguns retoques e agora permite, entre outras coisas, integração com aplicativos que reproduzem músicas. Você pode avançar, retroceder, iniciar ou interromper a execução de um arquivo de áudio de programas como Rhythmbox, Banshee, Amarok e tantos outros.

Nova Central de Programas

Quem usa o Ubuntu sabe que instalar e remover programas pela Central de Programa é algo extremamente útil. Para a nova versão do sistema operacional a Central ganhou um retoque visual e também alguns recursos extras, que facilitam a organização das instalações e exibem mais informações sobre os programas ali disponíveis.

Toque o novo Ubuntu à vontade

O Maverick Meerkat traz consigo o uTouch, um sistema nativo de multitouch ideal para quem vai rodar o novo Ubuntu em tablets e em PCs com monitores sensíveis ao toque.
É um recurso que abre novos e interessantes caminhos para desenvolvedores desejosos por dar aos programas algumas funcionalidades que se adaptam muito bem com o toque nas telas.
  

>clique para baixar< 

Mudar plano de fundo - background

Para mudar o plano de fundo do template, procure por Body  no código CSS e alterar o que está em Background:

body {
background-color: $bgcolor;}

Se você deseja alterar somente a cor, faça como no exemplo: background-color e coloque o código da cor (hexadecimal, como: #ffffff), ficando assim:

body{
background-color: #ffffff;

Se deseja colocar uma imagem:

background: url(url da imagem) repeat;

Dica: para que o navegador Intenet Explore consiga interpretar o código, dê um espaço maior entre o endereço da imagem e repeat, caso contrário não aparecerá no navegador, apesar de aparecer normalmente no Firefox e no Ópera.

A imagem escolhida para o fundo do template não precisa necessariamente se repetir indefinidamente. Você pode querer, por exemplo, que esta imagem seja fixa no topo do template. Veja as maneiras como você pode estipular o comportamento da imagem do background (isto vale para a definição de background de qualquer elemento da página, seja body, main, sidebar, etc)

repeat; repete por todo o elemento
repeat-y; repete na vertical
repeat-x; repete na horizontal
no-repeat; não repete

quando for estipulado que a imagem não deve se repetir é necessário informar em que posição ela deverá aparecer:

background: url(url da imagem) no-repeat top left; -> não repete e se apresenta no topo à esquerda.

Para que a imagem fique fixa na tela:
background-attachment: fixed;

Para que a imagem role com a tela:
background-attachment: scroll;

Como Instalar Windows Live Messenger 2009

Um guia para a instalação do novo MSN


Conforme as configurações de segurança aplicadas ao computador, é possível que após o download e ao abrir o arquivo ele solicite uma autorização para sua execução. Caso isso aconteça, selecione o botão “Executar”.


Neste passo, o programa exibirá a tela de “Boas Vindas” enquanto reúne as informações necessárias para o início da instalação.
 
Nesta etapa serão exibidos todos os programas disponíveis no pacote de instalação. Com um clique sobre cada um deles são exibidas informações sobre o conteúdo e funcionalidade e para instalar, basta selecionar os itens desejados. Se você já tiver uma versão do Windows Live Messenger instalado em seu computador, ele já aparecerá selecionado para a atualização. Caso contrário, basta apenas selecionar a caixa de diálogo ao lado do programa e, feito isto, clique em instalar para continuar ou cancelar para adiar a instalação para outro momento.



Feito isto, o programa inicia o processo automaticamente e o andamento da operação é exibida por meio de barras de progresso. Nesta fase, o processo está quase concluído e você pode utilizar o botão "Cancelar" se desejar deixar a instalação para outro momento.
 
 
 
Então, o programa exibe uma tela para que você possa escolher algumas configurações adicionais. É possível definir o Live Search como seu provedor oficial de pesquisa, escolher a página do MSN.com como a página inicial de seu navegador de internet e permitir que a Microsoft colete informações sobre como você usa os recursos instalados para fins de estudos para aprimoramento deles e estatísticas. Para ativar qualquer uma das opções, basta selecionar a caixa ao lado dela.



Agora será exibida a tela confirmando o final do processo, se você não possui uma ID no sistema do Windows Live Messenger, selecione a opção “Inscrever-se” e uma janela será aberta a partir de seu navegador para que você possa efetuar seu cadastro. Caso já possua, basta clicar no botão “fechar” e pronto. A instalação está concluída e a tela de login do MSN será aberta.

Como Instalar VistaMizer

Na tela de boas vindas, basta clicar em “Avançar”


Em “Acordo de licença”, marque a caixa de seleção e avance para a próxima etapa.


Na nova janela, basta clicar em “Concordar"


Em “Choose instalation method”, basta avançar novamente, deixando a opção como padrão.


 Caso queira criar uma imagem do CD de instalação do Windows XP com os arquivos do ViztaMizer inseridos, escolha a opção indicada e siga corretamente os passos, o que é indicado para usuários mais avançados.

Como Instalar Skype 4.0

Instalar o Skype é simples, aprenda como.

Execute o arquivo “SkypeSetup” após baixá-lo. Abrirá uma janela intitulada Hello (Olá). Nela, você escolherá o idioma desejado, caso queira alterá-lo, clique na seta ao lado de Idioma.

Clicando em opções, será aberta uma “aba” na qual você pode indicar a pasta que deseja instalar o Skype, também é possível alterar as opções referentes a inicialização do programa, como: instalações de Plugins para o Internet Explorer e Mozilla Firefox. Feito isso, clique em Concordo – Instalar.


Aguarde a instalação.

Pronto, agora você já pode realizar suas conversas e ligações pelo Skype. Caso queira alterar o idioma, basta clicar em ferramentas, ir em Alterar Idioma e selecionar a língua desejada.

Divulgue conteúdo do Jacir Holowate no seu blog

Olá, amigo Blogueiro!
O Jacir Holowate convida você que tem um blog, pessoal ou profissional, a divulgar o conteúdo dos nossos textos no seu site – tanto aqueles relacionados a download de programas quanto os artigos de tutoriais ou tecnologia em geral.
Esta é uma promoção, uma parceria que o Jacir Holowate quer fazer com você, blogueiro. Ou seja: todos saem ganhando.

O guia definitivo para criar senhas seguras

Nem todos dão a devida importância que as senhas bem elaboradas merecem, o que coloca em risco dados pessoais importantes e sua segurança. Veja um guia com dicas e cuidados ao criar uma senha.

O guia definitivo para criar senhas seguras Nem todos dão a devida importância que as senhas bem elaboradas merecem, o que coloca em risco dados pessoais importantes e sua segurança. Veja um guia com dicas e cuidados ao criar uma senha.
Desde os primórdios da ARPANET (a rede que hoje se transformou na internet como conhecemos) já se utilizavam senhas para manter os conteúdos seguros. Na verdade, o uso de senhas provavelmente é inspirado nos cofres que protegem tesouros e que só podem ser abertos após uma combinação específica. E que tesouro pode ser maior do que nossas informações?

Muitos não dão a atenção que deveriam para as senhas na internet, pois apostam em combinações fracas e fáceis de serem descobertas — assunto a ser tratado mais tarde. É importante pensar que, a partir de seu email, uma pessoa pode descobrir muitas coisas a seu respeito, desde dados pessoais até locais em que você costuma estar.
Nas redes sociais, como o nome já sugere, costumamos nos relacionar com outras pessoas, como colegas do trabalho, dos estudos, círculo de amigos etc. Sendo assim, consequências realmente sérias poderiam ocorrer se roubassem a sua senha e o caluniassem publicamente na internet.
Um caso recente de conta hackeada foi o apresentador Luciano Huck, que teve o Twitter invadido e com postagens de provocações como “Sério que a tua senha é a data do teu aniversário?”.
Afinal, como as senhas são descobertas?
A resposta é: de várias maneiras diferentes. Algumas das maneiras consistem simplesmente em tentativa e erro, seja de modo humano ou com quebradores de código. A primeira tentativa de um cracker (a pessoa que tenta roubar as senhas) sempre é usar as senhas mais comuns, como sequenciais, nomes de pessoas próximas e datas de aniversário.
Já os programas utilizados para roubar as senhas fazem praticamente o mesmo que uma pessoa, com a diferença de serem totalmente automáticos. Basta que o cracker coloque o site desejado, usuários e quantidade de tentativas para que o programa funcione continuadamente até que uma lista de logins e senhas seja gerada.
O chamado Phishing também é uma maneira de roubar usuários e senhas. A partir de uma cópia muito parecida de algum site, os crackers enviam um email "urgente" para várias pessoas entrarem com o login e senha. Mas, ao invés de você ser redirecionado para a página original, tem os dados roubados.
Também existem os keyloggers, programas que se instalam em seu computador como um vírus ou são colocados secretamente em computadores públicos (principalmente de lan-houses) para roubar os dados. Assim que você digita o usuário e a senha com o teclado, o keylogger os salva em um arquivo para que o cracker acesse e visualize o site em questão.
E, claro, há o modo mais convencional de todos, que é o roubo da senha pessoalmente. Basta a pessoa dar uma leve esticada com o pescoço enquanto você digita a senha para descobri-la. Além disso, outra pessoa pode também procurar por algum papel ou lugar em que você anotou a combinação.
As senhas mais comuns
O que devo evitar para criar uma senha segura?

O primeiro passo para uma senha segura é evitar absolutamente tudo o que foi colocado acima como “senhas mais comuns”, pois os programas para quebrar códigos vão tentar primeiro o que é mais utilizado, já que soma mais ou menos 20% dos usuários de hoje.
Palavras comuns (principalmente em inglês) vêm logo em seguida das senhas mais usadas, por isso é importante evitá-las. Ou seja, na hora de criar uma senha, não saia olhando para sua mesa procurando objetos que podem “inspirá-lo”.
Evite também usar informações pessoais para criar sua senha, pois as pessoas podem facilmente obter de tudo hoje, graças às redes sociais. Ou seja, não use nome de pessoas próximas, de animais de estimação e muito menos a data de nascimento/aniversário. Também devem ser evitados nomes de locais geográficos, como cidades, países etc.

O lembrete de senha nunca deve ser tão simples como insinua. Isso porque geralmente já existe uma caixa de seleção com perguntas óbvias: “Qual seu animal de estimação” e “Em que cidade você nasceu”, por exemplo. Aproveite para colocar uma resposta diferente e que não tenha nada a ver com a pergunta. Assim, você evita que as pessoas consigam trocar sua senha.
É muito frequente as pessoas utilizarem a mesma senha para vários sites diferentes (às vezes para todos os quais têm conta). Isso só facilita ainda mais para os crackers, já que com a posse de uma senha eles acessam tudo a seu respeito. Além disso, eles sempre começam a descoberta pelos sites que consideram ter a segurança mais fraca.
Dicas de como criar uma boa senha
Agora que você já viu tudo o que deve evitar, pode conferir algumas dicas de como criar uma boa senha. Sempre que você está em um site realizando o cadastro, aparecem instruções de como você deve criar uma senha, quantos caracteres são necessários e o que é permitido. É importante usar isso como base para a criação de uma boa senha.
Não use somente caixa baixa ou alta, faça uma mistura das duas formas. Para “complicar” mais ainda, é essencial misturar números com as letras. Usar caracteres especiais ($, #. +, = etc.) é sempre uma boa ideia quando permitido pelo site.

O único problema é que muitos vão ter um problema de memorização com senhas tão complicadas. Ou seja, algo como “UpMnSt!34$” pode não ser a melhor opção se você não tiver boa memória. Uma boa tática é criar uma frase e transformá-la em uma espécie de sigla. Por exemplo: “Fui embora de São Paulo porque não tinha 15 reais” vira facilmente: “FedSPpnt15R$”.
Usar a “técnica leet”, ou seja, de números no lugar de letras, também é uma boa ideia para fugir do comum quando se quer utilizar nomes e palavras. Por exemplo: a palavra superpoderes pode se transformar em “5up3rp0d3re5”.
Em último caso você pode utilizar um dos vários geradores de senha que existem por aí. Eles normalmente sorteiam várias letras com base em alguma informação que você dá, como número de caracteres e o que é permitido ou não. No Jacir Holowate é possível encontrar alguns geradores de password.

Por fim, você pode usar um verificador bastante exigente feito pela Microsoft, que diz qual a força detectada em seu password com uma medição em quatro níveis. Clique aqui para acessá-lo. Outro serviço bastante parecido para fazer essa verificação é o How Secure Is My Password?, que diz quanto tempo leva para “quebrar” sua senha.
O que as empresas estão fazendo
Pelo menos com uma coisa você pode ficar tranquilo: se alguém invadir sua conta, talvez a culpa não seja sua, pois é responsabilidade dos serviços online terem um sistema à prova de falhas de segurança e que exijam boas senhas. É por isso que muitos sites estão adotando novas regras para os usuários.
É normal que os sites hoje exijam uma senha de pelo menos 6 caracteres. Entretanto, as regras estão indo cada vez mais longe, com sites que obrigam você a usar letras maiúsculas e minúsculas, assim como números no meio da senha e muito mais caracteres — às vezes chegam a pedir 14.
Também é normal que a conta seja bloqueada após muitas tentativas erradas. Mas, como muitos usuários continuam com senhas comuns, logo os crackers inverteram: ao invés de tentar descobrir a senha, procuram pelo usuário. Ou seja, colocam uma senha comum para muitos e verificam quais usuários a utilizam.
Pensando em resolver isso, a Microsoft Research desenvolveu um método simples para que o sistema detecte quantos usuários usaram a mesma senha no site. Dessa forma, se 100 pessoas se cadastrarem com a mesma senha, ela é bloqueada. Isso evita que a senha se torne comum e possa ser usada pelos crackers para encontrar várias contas.
Apesar de o artigo ser grande, não é difícil conseguir criar boas senhas. Só é preciso se precaver de várias situações diferentes, como foi mostrado acima. Agora tudo o que você precisa fazer é arrumar boas senhas individuais para cada site e trocá-las regularmente.

Dicas para você se dar bem no Colheita Feliz 2.0

Churrasqueira, fábrica de flores e terra vermelha: confira as novidades e fique fera no novo Colheita Feliz.

No dia 01 de julho de 2010 um dos jogos mais populares no Orkut recebeu uma grande atualização: o Colheita Feliz teve a interface totalmente modificada. Com isso, diversas novidades chegaram ao game, porém, alguns dos fazendeiros foram pegos com o chapéu na mão.
Naturalmente, um choque inicial ocorreu, até que todos se familiarizassem com os novos ícones e elementos – tanto que, até hoje, na aba superior do jogo, existe o botão “Colheita Feliz”, para os jogadores retomarem sem problemas ao layout anterior.

Se você ainda encontra dificuldade em se adaptar ao Colheita Feliz 2.0, hoje o Jacir Holowate lhe dará uma forcinha para ficar fera na nova versão.  Confira todas as novidades, veja dicas e faça com que sua fazenda seja a mais popular do Orkut.
Como montar uma churrasqueira
A Churrasqueira foi um utensílio novo inserido no Colheita Feliz. Os jogadores podem comprá-la por 1000 moedas amarelas. Clique no ícone da Loja e selecione a aba Ferramentas.
Após a compra, o utensílio fica desmontado no seu quintal... E é aí que sua popularidade e simpatia começam a fazer diferença: são os seus vizinhos quem mandam os componentes para a montagem da churrasqueira. Também é possível comprar cada peça com moedas verdes, mas como elas são pagas com dinheiro real, nem sempre é fácil ter algumas dando sopa.
Você precisa de 10 peças de ferro; 10 parafusos e 10 baldes de tinta para a churrasqueira ficar pronta.
Preparando-se para o “churras”
Após gastar algumas moedas verdes e jogar seu charme para a galera (ou quase implorar para eles enviarem os componentes), a churrasqueira fica pronta! Para realmente montá-la, basta clicar no botão Produzir. Coloque seu avental, arregace as mangas e comece a assar as carnes e preparar os alimentos. A chapa está esquentando!
Livro de receitas do Colheita Feliz
Você pode preparar vários pratos deliciosos, com todos os acompanhamentos possíveis, tudo graças à churrasqueira. Confira abaixo o livro de receitas com todos os ingredientes:
Presentes gratuitos para os amigos
No canto esquerdo, existe uma caixa de aberta, chamada Presentes grátis. Basta clicar sobre ela para abrir as opções de presentes a serem enviados para a galera. Importante: não são todos os itens que você pode mandar, tudo é dividido por níveis.
Se seu nível de experiência for igual ou superior a 60, você pode mandar uma rosa amarela, sendo maior ou igual a 40, você manda um saco de superfertilizante, e assim por diante.
Ou seja: sempre verifique o valor do nível descrito abaixo do presente e observe se o botão Enviar está ou não bloqueado. Se existir um cadeado, meu caro fazendeiro, você deve correr com a plantação para aumentar o nível de experiência e enviar presentes aos amigos.
Visita diária renovada
Na nova versão do Colheita Feliz, a cada dia você ganha mais presentes. Quanto mais entrar no jogo, maiores e melhores são as recompensas. Por isso, acesse todos os dias, fique de olho na sua fazenda e ganhe presentes especiais.
Depósito
O depósito foi totalmente renovado. Agora, fica separado por sementes e flores. Outra opção legal inserida: você pode bloquear alguns itens – faça isso principalmente com as flores, para evitar vendê-las sem querer. Vale a pena também bloquear as carnes e sementes usadas para preparar pratos especiais com a churrasqueira (conforme citado anteriormente). Assim, evita-se vender por engano algum dos elementos. Para desbloquear o item, clique sobre o Desbloque.
Passou de nível, ganhou moeda verde
Eeeeee! Provavelmente, um dos pontos fortes da atualização. Nem todos possuem dinheiro real para comprar as moedas verdes. Na versão antiga, somente assim você conseguia dar aquele upgrade legal na fazenda.
Agora tudo mudou: cada vez que você completa um nível, além de aumentar sua experiência, também ganha uma moeda verde.
Atividades automáticas
Para limpar pragas e pestes no seu terreno, basta posicionar o cursor do mouse sobre a terra “bichada” que, automaticamente, aparecerá a ferramenta correta para limpeza – isso funciona para regar terras e até alimentar animais.
Sementes novas
Praticamente toda semana saem novas sementes. Fique de olho sempre no valor de moedas amarelas e na renda para ver o que compensa mais. Hoje, uma das melhores opções de sementes é a carambola. Ela não é tão cara e rende muitas moedas amarelas. Só fique de olho se seu nível é igual ou superior a 51.
Duas opções salvadoras
Quem tem muitos terrenos sabe como é chato clicar em um por um para colher os frutos e depois ter que clicar em todos novamente para limpar o terreno (se você tem 18 espaços, só nessa brincadeira, foram-se 36 cliques!).
Na lateral direita, existem os ícones Colheita e Escavada Rápida: é só clicar sobre eles para colher os frutos e flores e escavar a terra tudo de uma só vez. Isso significa mais agilidade para quem está com a enxada nas mãos!
Terra vermelha, flores mais bonitas
O bastão da terra vermelha pode ser usado para aprimorar suas terras e as terras de amigos. Uma nova opção de semente chamada de “sementes avançadas” foi criada especialmente para essas terras, mas atenção: elas só podem ser plantadas na terra vermelha, não adianta comprar e querer plantar no terreno normal, não vai funcionar! O contrário procede: você consegue plantar qualquer semente em um terreno vermelho.
As sementes avançadas geram plantas mais bonitas e deixarão a fazenda diferente de tudo o que você já viu no Colheita. Porém, não rendem muitas moedas amarelas.
Como funciona
Você compra uma varinha com o pó da terra vermelha e pode usá-la várias vezes para fertilizar vários terrenos diferentes. Mas preste bastante atenção, pois o esquema funciona semelhante ao da compra de terrenos: o gasto é exponencial.
Por exemplo, a primeira vez que utilizar o pó vermelho, você gasta 15.000 moedas amarelas e nenhuma moeda verde. Para fertilizar o segundo lote, serão gastas 60.000 moedas amarelas e 1 verde, e assim por diante. Ou seja, para deixar tudo vermelho é necessário ter várias moedas amarelas, verdes e níveis elevados de experiência.
Fábrica de flores
Uma das formas de elevar seu nível de popularidade é recebendo flores. Agora, no Colheita, em vez de enviar apenas uma flor para cada amigo, você fabrica e manda buquês (muito mais chique).
Por isso, não se assuste ao receber 100 flores de presente referentes à visita diária de um tipo, no dia seguinte mais 50 de outro e assim por diante. Você precisa de muito mais flores, e variadas. Os modelos de buquês mais elaborados chegam a ter quatro tipos de flores, geralmente aquelas compradas com moedas verdes. Entretanto, modelos mais simples, como o de crisântemos e ensolarado, são mais acessíveis.
Para dar início na criação de buquês, clique no ícone Fábrica. Se você já tiver flores no seu depósito, automaticamente o botão Produzir é ativado. É só clicar sobre ele para fabricar um buquê.
Observe a quantidade de flores que faltam para a fabricação de outros vasos e corra para comprar as sementes. Hoje, o buquê que mais rende popularidade (fechando um total de 520 pontos) é o de rosas vermelhas: deve-se utilizar 26 rosas vermelhas, que são compradas com moedas amarelas. Contudo, prepare o bolso: você precisa investir 519.974 moedas amarelas!
Espaço pessoal: tudo sobre você
O ícone de um pacote de presentes fechado e com laço refere-se ao Espaço Pessoal. As opções disponíveis são:
Presentes disponíveis para enviar: lista todos os buquês de flores produzidos e outros presentes que podem ser enviados para os amigos.
Presentes recebidos: espaço para acompanhar os mimos que os amigos enviaram para você. Ao entrar na fazenda de um amigo e clicar no ícone de “Espaço Pessoal” na fazenda dele, você também pode xeretar quais presentes ele recebeu e quem os enviou.
Humor: os queridos smiles deram as caras no Colheita. Defina diariamente o humor e, sempre que um amigo visitar sua fazenda, irá se deparar com seu estado de espírito.
Assistente da fazenda: o dedo duro oficial do Colheita Feliz. A lista de últimos acontecimentos e de últimos roubos à sua fazenda são listados aqui.
Viu como existem coisas muito legais com o novo layout do Colheita Feliz? O Jacir Holowate espera ter ajudado com estas dicas e alguns exemplos. Acesse sua fazenda e aproveite as novidades!

Como fazer sua aposta da Mega-Sena pela internet

Nada de ficar o dia inteiro na fila para jogar na Mega-Sena: faça sua aposta pela internet!

As filas para fazer uma "fezinhas" e jogar na Mega-Sena estão imensas! Já deu uma olhada nas portas das casas lotéricas hoje, dia 06 de outubro? As filas quase dobram as quadras! Mas também, é de se compreender, a Mega-Sena está acumulada e o prêmio estimulado é de 115 milhões de reais para quem acertar as seis dezenas mais aguardadas do dia.

Porém, em vez de enfrentar as filas gigantescas, você pode fazer sua aposta diretamente pela internet, no conforto da sua casa. O site Intersena dá uma ajuda, veja como funciona:
Faça o cadastro e jogue
Primeiro acesse o site e faça seu registro. Clique aqui para se cadastrar.
Mas corra: o prazo para as apostas online termina as 16:30,
horário de Brasília!
Depois, ao acessar o site do Intersena, você encontra um cartão virtual para fazer suas apostas. (caso não visualize imediatamente o cartão, basta clicar no banner verde). Marque os números desejados e clique em "Colocar no carrinho".
Importante: o valor mínimo da aposta é de R$ 5,00.
No canto superior direito, você encontra um box que mostra "Seu carrinho" e o valor a ser pago pelo jogo. Clique no botão "Concluir compra" para finalizar.
O pagamento pode ser feito de diversas maneiras, como por cartões de crédito e débito de praticamente todos os bancos.O legal é que depois de ter cadastro no Intersena, sempre que você quiser fazer uma aposta, poderá realizá-la pela internet!
Está sem ideia?
Para aqueles que não sonharam com nenhum número e não sabem em quais opções jogar, existe o recurso do "Bolão". Basta visualizar os bolões disponíveis e ativos, e então entrar!
Agora, é so torcer para se tornar o mais novo milionário do Brasil. Boa sorte!

Brasil é o 2º país do mundo com o maior número de infecções por redes zumbis

Segundo o Relatório de Segurança da Microsoft, durante os primeiros seis meses de 2010, foram identificados 550 mil ataques nos computadores nacionais por meio de botnets.

São Paulo, 23 de outubro de 2010 — Hoje, na RSA Conference Europe 2010, a Microsoft Corp. lançou o Relatório Microsoft Security Intelligence volume nove (SIRv9)  e demonstrou como botnets (ou redes zumbis, em português) oferecem uma plataforma para crimes cibernéticos, permitindo que os cibercriminosos atuem com spam, phishing, roubo de identidade, fraudes, e fraudes de pagamento antecipado.

O SIRv9 cobre o período de janeiro a junho de 2010 e contém análise de dados de mais de 600 milhões de computadores no mundo inteiro, coletados por meio de ferramentas e produtos Microsoft, incluindo produtos de segurança Forefront, Windows Defender, Microsoft Security Essentials, Windows Internet Explorer, Bing e Malicious Malware Removal Tool (MSRT). Este rastreamento identifica provas da maior integração entre ameaças maliciosas e botnets. Entre abril e junho de 2010, a companhia limpou mais de 6,5 milhões de computadores com infecções por botnet em todo o mundo — o dobro comparado ao mesmo período do ano anterior.
“Há anos sabemos que existe um mercado negro online e que os especialistas em crimes cibernéticos fazem trocas entre si”, disse Adrienne Hall, diretora geral da Microsoft Trustworthy Computing. “O SIRv9 mostra que, em muitos casos, alguns tipos de malware vem sendo usados com botnets específicos para propagar diferentes formas de crime cibernético”, informa a executiva.

Infecções por botnets no mundo

A pesquisa da Microsoft também mostra variações geográficas do problema com botnets. Nos primeiros seis meses de 2010, os Estados Unidos tiveram o maior número de infecções por botnets (2,2 milhões) seguido do Brasil (550.000). Na Europa, a Espanha teve o maior número de infecções (382.000) seguida pela França, Reino Unido e Alemanha. Com relação à maior proporção de infecções por botnets, a Coréia do Sul teve a maior incidência de infecções por botnet (14,6 infecções por botnet para 1.000 computadores pesquisados) seguida pela Espanha (12,4) e México (11,4).
Rimecud foi considerado o botnet mais atuante no mundo, com infecções atingindo até 860% nos últimos três meses de 2009. Em segundo lugar, com 70% menos de infecções, está o botnet Alureon.
O relatório da Microsoft também apresenta algumas tendências de segurança positivas

O número de novas divulgações de vulnerabilidade, em 2.360, segundo a National Vulnerability Database, continua a cair, diminuindo em 7,3% na primeira metade de 2010 comparado com a segunda metade de 2009. O número de divulgações de vulnerabilidade Média e Alta também diminuiu 10,7% e 9,3%, respectivamente, no mesmo período.
Além disso, mais pessoas estão usando Windows Update e Microsoft Update para instalar atualizações de segurança automaticamente. O número de violações de dados que envolvem perda de informações que permitem identificação pessoal (PII) também continua com tendência de queda. Segundo a Data Loss Database, as perdas de dados PII caíram 46% na primeira metade de 2010 comparado com a primeira metade de 2009, sendo que o roubo de equipamentos corresponde ao maior número de incidentes (31%). A perda de PII como resultado de atividades maliciosas corresponde à metade devido a incidentes de negligência, como perda ou roubo de equipamento ou descarte inapropriado.
“Apesar dos sinais de que os desenvolvedores estão escrevendo códigos mais seguros, e que as violações de dados têm diminuido a ameaça de botnets no SIRv9 mostra que precisamos continuar atentos” afirma Hall. “Nossa sugestão é usar software antivírus atualizado e um firewall, instalar atualizações de segurança para todo software, fazer o upgrade para a versão mais recente de sistemas operacionais e produtos como Windows 7 e Office 2010, usar senhas fortes e, para ambientes comerciais, implantar e exigir o cumprimento de uma política de segurança sólida”, explica.
No entanto, Hall afirma que nem todas as pessoas conectadas à Internet seguem tais práticas de segurança básicas. “Temos de reconhecer que uma parte dos usuários da Internet sempre terá o risco de infecções devido a seus hábitos online ou inadvertidamente como resultado de ser vítima em esquemas online, e em um mundo conectado globalmente, acabam por expor outros usuários conectados a ameaças potenciais. A solução do problema dos crimes cibernéticos requer criatividade, pensamento inovador e colaboração entre indústria, governo, legisladores e autoridades”, diz.
O discurso de Hall na RSA Conference Europe foi feito uma semana depois que Scott Charney, vice-presidente corporativo da Microsoft Trustworthy Computing, apresentou uma proposta de saúde pública para segurança na Internet. Charney pediu uma defesa coletiva global para combater o crime cibernético, citando a vulnerabilidade compartilhada em ameaças de segurança que exige ação coletiva.
Mais informações sobre o relatório SIRv9 estão disponíveis no site oficial.


Fonte: FSB Comunicações

Aero Tuner

Gratuito
Tamanho: 363 KB
5.660 downloads
Sistema: Windows 7
Empresa: Winreview


>clique para baixar<

"Controle o Aero do Windows 7 com personalizações avançadas"


Quem utiliza o Windows 7 já deve ter entrado nas configurações do Aero e brincado com alterações de visualização para a sua Barra de ferramentas e janelas. Agora você pode personalizar suas transparências e cores de um jeito muito mais intuitivo e fácil, e com visualização em tempo real do que você está fazendo!
O Aero Tuner é um software feito com um único objetivo: permitir controle total ao usuário sobre a ferramenta de aparência do Windows 7. E, para isso, ela conta com 7 controles:

  • Cor principal (Main Color);
  • Cor do brilho (Glow Color);
  • Transparência (Transparency);
  • Balanço de cor (Color Balance);
  • Balanço de cor para brilho (After Glow Color Balance);
  • Desfoque (Blur); e
  • Listras do Aero (Aero Stripes).
Cada função possui um efeito específico na aparência do Windows. O Desfoque altera o quanto você consegue ver das janelas atrás das áreas transparentes do Windows (na Barra de tarefas e janelas). Já as Listras do Aero permitem o usuário suavizar ou até mesmo ocultar completamente as marcas de reflexo que fazem com que as áreas transparentes se pareçam com vidro.
Criando combinações de cores e deslizando os sliders de controle, você consegue obter praticamente qualquer efeito desejado em suas janelas. E a melhor parte é que não é preciso aplicar o efeito para ver como ele está: o Aero Tuner apresenta as modificações realizadas no programa em tempo real, de forma que o usuário pode escolher com precisão o efeito que deseja para o Windows.
Barra de tarefas com o efeito Aero Stripes.
Barra de tarefas sem o efeito Aero Stripes.
Confira a galeria de imagens do programa para mais exemplos de como a personalização do Windows pode ficar com o Aero Tuner. Ideal para todos os que querem personalizar o seu sistema operacional, para deixá-lo com a sua cara sem depender de temas predefinidos feitos por outros usuários.
  
>clique para baixar< 

Windows 7: conhecendo a fundo as novidades do Windows Aero

Uma das novidades do Windows 7 é a melhoria do Aero, novidade que veio no Vista. Mas agora está remodelada, mais prática e com recursos de tirar o fôlego!

Muito mais do que um visual bonito, o Windows Aero é uma grande revolução na forma de se utilizar o sistema operacional da Microsoft. Para quem nunca viu, o Aero pode ser resumido àquele visual transparente já presente no Windows Vista, que permite ver em partes o que há atrás das janelas dos programas. Mas quem usa o Vista em computadores não muito potentes muitas vezes preferiu desligar o recurso, pois consume muita memória.

No desenvolvimento do Windows 7, o Aero foi aprimorado e deixado mais leve. Além de mais rápido, trouxe novidades: o Aero Shake, o Aero Snap e o Aero Peak, além de alguns atalhos e funções muito interessantes. Se até agora você não se convenceu com o Windows 7, conhecendo um pouco mais o Aero pode fazer você mudar de ideia e ver que vale a pena investir nesse sistema operacional.

Novidades no Aero Peak

Quem migra para o Windows 7 percebe que ele não tem o link de visualizar a Área de Trabalho. Isso porque o recurso do Aero Peak substitui essa função, antes presente na Barra de Inicialização Rápida, que inclusive também foi substituída no Windows 7 pela Superbarra. Então, para visualizar a Área de Trabalho, basta mover o cursor do mouse sobre o canto direito da Barra de Tarefas do Windows 7, após o relógio onde existe um botão discreto, sem clicar em nada, o que torna todas as janelas abertas ficam transparentes. Ao clicar nesse botão, todas as janelas são minimizadas e a Área de Trabalho é mostrada. Clicando novamente, elas voltam a abrir como estavam antes.
Este é o botão para mostrar a área de trabalho.
Peak, em inglês, significa “dar uma espiada, uma olhadela rápida ou discreta”. É isso que você faz com o botão de visualizar Área de Trabalho. Outra forma de fazer isso é utilizar um recurso da Superbarra. Ao passar com o mouse sobre algum ícone dela, aparece uma janela com uma miniatura das janelas abertas daquele programa. Por exemplo, se você tem três janelas de seu navegador aberto, elas ficam juntas sob um mesmo ícone e, ao passar o mouse sobre esse ícone, sem clicar nada, aparecem as miniaturas das três janelas, para você dar uma espiada.

A parte divertida e inovadora do Aero Peak agora está no seguinte: se você mover o mouse sobre uma dessas miniaturas abertas, todas as outras janelas ficam transparentes e você vê somente a janela selecionada. Mais uma forma prática para dar uma espiada, um peak, usando o Windows Aero. O mesmo efeito é obtido com o atalho Alt+Tab. A janela selecionada fica visível, tornando as outras transparentes.

Aero Shake

Uma novidade divertida do Windows Aero é o Shake. Não, ele não é feito com sorvete e servido com canudo. Shake, em inglês, quer dizer “balançar”. A ideia aqui é balançar algo. Neste caso, o Aero Shake serve para minimizar todas as janelas abertas ao se balançar uma específica. O processo é bem simples. Ao invés de minimizar todas as janelas ao ver a Área de Trabalho e depois abrir só a janela desejada, é possível pegar essa janela, segurando a Barra de Título e balançá-la. O contrário também é possível: caso você tenha minimizado as janelas com o Aero Shake, ao balançar a aberta, todas as outras janelas minimizadas que estejam na Superbarra voltarão ao estado aberto de antes.

Aero Snap

Um outro recurso interessante do Windows Aero é o Snap. Quem utiliza programas de edição de imagem em inglês, como o Photoshop ou o CorelDraw, já deve ter visto essa expressão, que quer dizer “grudar”. Nesses programas, quando a função Snap é selecionada, os objetos grudam nas guias ou em outros objetos, utilizando-os como referência.
O Aero Snap é uma forma de fazer isso com as janelas, utilizando os limites do monitor como referência. Enquanto o Aero Shake serve para minimizar as janelas, o Aero Snap serve para maximizá-las. Existem três formas diferentes de utilizar o recurso: maximizar completamente, pela metade ou verticalmente.

Se você segurar a Barra de Título e arrastar a janela até a borda superior do monitor, quando o cursor do mouse encostar na borda, aquela janela é maximizada para preencher a tela toda. O contrário também acontece: se você segurar a Barra de Título de uma janela maximizada e arrastá-la para longe da borda, ela se soltará e será restaurada a seu tamanho original antes de ser maximizada.
Agora, se você segurar a Barra de Título e arrastar a janela até a borda lateral, ela será maximizada para preencher aquela metade da tela. Assim, você pode maximizar duas janelas lado a lado, para trabalhar com dois programas abertos e visíveis ao mesmo tempo.

A última forma de utilizar o Aero Snap é para moldar o tamanho das janelas. Se você clicar na borda da janela para alterar seu tamanho e arrastá-la para a borda inferior ou superior, a janela é ampliada verticalmente. Se você tentar arrastar a janela, ela ficará desse tamanho, grudada nas bordas.

O que é preciso para rodar o Windows Aero

Não é todo computador que consegue rodar o Windows Aero. Para isso é necessário as seguintes configurações:
  • Windows 7 Home Premium, Windows 7 Professional ou Windows 7 Ultimate. O Windows 7 Home Basic não tem o efeito de vidro no Aero.
  • Processador de ao menos 1 GHz.
  • Ao menos 1 GB de memória RAM.
  • Processador gráfico compatível com DirectX 9, com driver WDDM (Windows Display Driver Model) e um mínimo de 128 MB de memória de vídeo.
  • 32 bits por pixel.
  • Ao menos um HDD de 40 GB com 15 GB de espaço livre.
  • Drive de DVD.
  • Saída de áudio e acesso a internet, de preferência banda larga.
Outros recursos e atalhos do Windows Aero

Existem dois atalhos do teclado que utilizam o sistema do Windows Aero que são geniais. O primeiro deles é o Live Thumbnails. Com o atalho Windows+T (a tecla Windows é aquela que tem a logo do Windows, ao lado da tecla Alt e/ou Ctrl), você passeia pelas miniaturas da Superbarra mais ou menos como se passeasse usando o Alt+Tab.
Outro atalho é o Flip 3D. Ele é uma forma diferente de usar o Alt+Tab, com um recurso 3D interessante. Usando a combinação tecla Windows+Tab, você passeia pelas janelas abertas em um visual tridimensional.


O que você achou das novidades do Windows Aero? Já as utilizava em seu computador? Conhece alguma outra utilidade para elas ou algum outro recurso? Comente abaixo!