dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Jacir Holowate: 3 de abril de 2011 stat counters

Audiencia do site

domingo, 3 de abril de 2011

Configurando o layout de teclado

Muita gente se perde nas versões mais recentes de Windows. Se seu teclado é em português brasileiro, por exemplo, se ele tem a tecla com o �Ç�, além dos acentos... Provavelmente ele é do tipo ABNT2 (um padrão brasileiro). E deve ser configurado como tal no Windows para que essas teclas especiais funcionem. Acontece que no Windows XP ou superior, essa opção não está (por incrível que pareça!) disponível nas opções do teclado, no painel de controle. No painel de controle, abra o item �Opções regionais e de idioma�, clique na guia �Idioma�, e na seção �Serviços de texto e idiomas de entrada�, clique no botão �Detalhes�. Finalmente (ufa!) será aberta a tela que permite configurar o layout do teclado. Clique no botão �Adicionar�, escolha �Português (Brasil)� na primeira lista que aparece, e �Português (Brasil ABNT2)� na segunda. Dê OK, depois OK novamente.

Que sistema de arquivos usar: FAT, FAT32 ou NTFS?

O que é um sistema de arquivos? Sem um grande aprofundamento no funcionamento de um disco rígido, vamos lá... Quando os dados são gravados no HD, pedaços dos dados são gravados no primeiro espaço livre que estiver mais fácil para a cabeça de leitura/gravação encontrar. Se o arquivo couber nesse espaço, o HD finaliza a gravação aí. Mas se não couber, o arquivo é �picado� e os próximos pedaços são gravados nos próximos espaços livres encontrados. Ao gravar um arquivo, o sistema operacional grava numa tabela numa área especial do disco, o nome do arquivo e o local físico no disco onde ele está. Esse local é indicado seguindo uma codificação, que o sistema operacional entende.

O sistema de arquivos NTFS

Com o sistema de arquivos NTFS, um modelo fechado e proprietário da Microsoft, você pode configurar regras de segurança para o computador, baseadas em permissões de usuário. Esse recurso não é novo, está sendo muito difundido com o Windows XP, mas apenas porque o XP tem versão para uso doméstico, substituindo a antiga dupla MS-DOS e Windows 9x/Me. O NTFS vem do Windows NT, lá de antes mesmo do Windows 95!

Exiba todos os arquivos ocultos e de sistema sem complicaçao

Como faço para que o Windows mostre todos os arquivos ocultos e de sistema?
Por padrão, o Windows Explorer não mostra os arquivos que tiverem o atributo "oculto" marcado. Esse atributo pode ser alterado na tela das propriedades dos arquivos ou pastas (selecione arquivos ou pastas, clique com o botão direito num dos objetos selecionados e escolha "Propriedades").

Como instalar drivers no Windows

Comprou uma webcam nova? Uma placa de vídeo para jogar? Placa de rede para Internet? Veja como instalar os drivers que farão estes dispositivos funcionarem corretamente no PC




Para que os dispositivos funcionem no Windows é necessário instalar seus drivers. Tudo é controlado por este tipo de pacote, desde teclado e mouse, passando por placa-mãe e drive de disco, até chegar ao monitor. Alguns deles são instalados automaticamente com o sistema, mas outros precisam ser aplicados separadamente ou usando-se o disco que acompanha o produto ou via download e instalação manuais.