dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Jacir Holowate: 10 de janeiro de 2011 stat counters

Audiencia do site

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Como instalar memória RAM

Sim, também vou dar algumas dicas de hardware aqui no blog, (quando você le que o Jacir Holowate tem tudo que voce procura não é só para deixar o blog mais “chiqui” :)  ). E a primeira vai ensinar você a instalar mais memória RAM no seu computador, que pode não parecer, mas é muito simples e fácil. Neste tutorial vou tentar tirar todas as dúvidas de vocês, mas se houver, perguntem sem medo. Aqui você irá encontrar todas as formas de deixar o tutorial bem “claro”, mas de houver mais coisas para colocar aqui, sinta-se à vontade para sugestões e outros. Mas chega de blá,blá,blá e vamos ao que interessa :D 

O que você vai precisar?

  • Slot(s) de memória RAM
  • Uma chave de fenda para você desmontar o seu PC;
  • Pulseira anti-estática. Custa aproximadamente 15 reais em lojas de informática. Se quiser comprar uma via online, clique aqui.
  • Tenha em mãos o manual da sua placa-mãe
Tendo estes itens ao todo, ou não, vamos então a instalação da sua memória RAM :)

Antes da batalha…

É necessário que você tenha conhecimento da memória RAM que sua placa-mãe suporta, Simm ou Dimm. Também é preciso saber qual tipo de RAM sua placa-mãe suportará, DDR, DDR2 ou DDR3. Para saber disto e muitro outros, não é complicado, basta verificar o manual de sua placa-mãe e se informar, pois ela foi feita pra isso :P Agora vá em alguma loja de informática e compre o slot de memória RAM que irá usar. Para usuários do Windows, recomendo comprar dois slots de 1GB, ou dois de 512MB.
Memórias Simm tem apenas uma cavidade
Memórias Simm tem apenas uma cavidade...
... enquanto memórias Dimm tem duas
... enquanto memórias Dimm tem duas
Mas se você já esta todo preparado, então siga abaixo o tutorial :)

Instalação

Se estiver usando seu computador, desligue-o. Após desligá-lo, remova os cabos que estiverem conectados à ele (impressora, caixa de som, mouse, etc) e traga o PC para uma mesa ou algum objeto plano, para que sirva de suporte.
É recomendável você “deitar” o seu PC para que fique fácil você instalar a memória. Agora com a chave de fenda, desparafuse o PC e abra o case. Agora coloque a pulseira anti-estática para que você não corra nenhum perigo com eletricidade estática. Caso você não possua a pulseira, recomendo você colocar sua mão no exterior do gabinete para livrá-la de qualquer tipo de eletricidade estática.
Agora que você está pronto para manusear seu PC, analise-o bem e ache o local onde fica armazenadas os slots de memória. Se caso não encontrar, use novamente o manual da sua placa-mãe para encontrá-los.
Esquema da localização das memórias RAM
Esquema da localização das memórias RAM
Feito isso, vamos enfim instalar sua memória RAM, para isso fique com o slot de memória já em mãos (segure-o pelas pontas, evite tocar os chips ou o circuito nas faces). Caso seja preciso remover algum slot existente, aperte as travas de cada lado do encaixe de memória RAM com muito cuidado. Se isso for feito correto, o módulo ficará solto e de fácil remoção. Então, com no encaixe vazio, abra levemente as travas em cada lado. Alinhe a parte inferior do slot de memória com o bump do encaixe. Tocando a parte superior do slot, pressione a peça no encaixe. As travas de cada lado devem se levantar e ficarem bem presas, mas confirme se tudo está completamente lacrado.
Agora remonte o seu PC, conecte todos os cabos e o re-ligue. Veja no boot, se o BIOS e o Windows reconhecem a nova memória RAM. Se tudo que dito neste tutorial foi devidamente feito certo, o sistema reconhecerá sem problemas, mas se caso não reconhecer, tente reiniciar o seu PC de novo. Se não reconhecer novamente, pressione F1 ou DEL e entre no programa de configuração CMOS e verifique nas configurações se a máquina reconhece a RAM. Se caso a máquina ainda não reconhecer, faça todos os passos novamente e re-encaixe a memória RAM.

Espero ter ajudado. Este tutorial foi feito exclusivamente ao Jacir Holowate ;)

 Outro programa excelente  para ver detalhadamente todos drives, programadas do seu pc é o Everest ultimate 5.3.0 que pode ser baixado aqui.