dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Jacir Holowate: 23 de Junho de 2010 stat counters

Audiencia do site

quarta-feira, 23 de junho de 2010

DEPUTADO TIZIU ANUNCIA QUE CUJUBIM SERÁ CONTEMPLADA COM DELEGACIA DE POLÍCIA


Em entrevista exclusiva ao cujubimagora.com e preocupado com a situação da violência que vem atingindo níveis alarmantes no Município de Cujubim o Deputado Tiziu Jidalias (PP – Ariquemes) aproveitou a Cavalgada de abertura da III EXPOBIM para anunciar que Cujubim deverá mesmo ser contemplada com uma Delegacia de Polícia em breve. SegundoTiziu seus esforços se concentrarão para que o início das obras ocorra logo após a realização do Concurso que o Governo do Estado prepara para a contratação de profissionais para a Segurança Pública, que dotará o Estado de mais Delegados, Agentes, Escrivães e Datiloscopistas Policiais. Na oportunidade Tiziu informou que em contatos mantidos com diversos moradores de Cujubim os mesmos relataram uma situação de verdadeira aflição com a alta criminalidade que vem atingindo o Município, além do baixo efetivo da Polícia Militar instalado, o que segundo os moradores não tem sido suficiente para fazer frente a onda de crimes que vem atingindo a cidade.

POLICIA MILITAR REALIZA BLITZ EM CUJUBIM PARA COMBATER VIOLËNCIA


O alto índice de violência e criminalidade que vem alarmando a população de Cujubim, que culminou com o assalto na agência dos correios local e a tentativa de assassinato de um advogado de Ariquemes na zona rural do município foi um dos motivos informados para o início de uma série de blitzes por parte da Policia Militar em Cujubim. O início das operações começou hoje no principal cruzamento da Avenida Cujubim nas proximidades da Agência do Banco Basa. Vários veículos com documentação irregular e sem comprovação de procedência foram checados e alguns conduzidos até o DETRAN local para averiguação. Além da abordagem os policiais também realizaram procedimento educativo visando dotar motoristas de noção de segurança no trânsito. Segundo fontes da PM local outras operações serão realizadas sem hora e local prévios visando reprimir a onda de violência que vem sendo verificada no Município, o objetivo é agir preventivamente combatendo a criminalidade por meio de ações que visam a prisão de infratores e apreensões de armas. A expectativa é de que com o início das ações repressivas haja uma diminuição na quantidade de crimes cometidos bem como no número de veículos em situação irregular no Município.

JUIZADO DE MENORES DE ARIQUEMES FAZ OPERAÇÃO EM CUJUBIM

Uma equipe do Juizado de Menores da cidade de Ariquemes acompanhada de Policiais Militares de Cujubim realizaram uma operação em Cujubim no último final de semana com diversas autuações por irregularidades por parte de comerciantes estabelecidos no município. O principal problema constatado pelos agentes da Lei foi a venda e ingestão de bebidas alcoólicas por parte de menores em locais públicos bem como a presença de menores em locais inapropriados após as 22h00min horas, o que ocasionou a lavratura de autuações de estabelecimentos com a aplicação de multas e algumas apreensões de menores que foram devidamente conduzidos para suas residências, além de implicações na esfera judicial aos donos dos estabelecimentos autuados que poderão ser convocados para prestar esclarecimentos no fórum de Ariquemes. Durante a operação os comissários também se depararam com uma ocorrência de desacato, em razão do comportamento demonstrado por uma pessoa revoltada contra a fiscalização que estava sendo realizada, obrigando os policiais a intervirem e conduzirem o exaltado cidadão até a cidade de Ariquemes onde foi após se acalmar foi devidamente autuado pela prática delituosa e em seguida liberado com o compromisso de comparecer perante a Justiça para responder por seu delito. Segundo as informações uma ocorrência envolvendo infração da Lei Maria da Penha (agressão a mulheres) também foi constatada tendo o infrator sendo conduzido para a Delegacia de Ariquemes onde responderá ao processo por agressão.

CUJUBIM FICA 4 DIAS SEM CELULAR – OI NÃO DÁ SATISFAÇÃO AOS CLIENTES NA CIDADE

A recente aquisição da empresa Brasil Telecom pela OI parece não ter surtido o efeito desejável de melhoria na qualidade dos serviços, pelo menos na cidade de Cujubim que passa por um “apagão” telefônico desde sábado dia 19 quando os telefones celulares da cidade simplesmente deixaram de funcionar.

Aos mais pacientes restou a opção de ligar para o atendimento da empresa e ser informado por operadoras nem um pouco simpáticas de que segundo o sistema da empresa não havia nenhum problema com a rede da empresa em Rondônia.

Somente na tarde desta terça-feira o serviço foi parcialmente restabelecido, no entanto apenas com muita dificuldade era possível realizar a ligação, segundo uma cliente que havia ido até a loja credenciada da empresa para reclamar o problema é que ninguém reclama de seus direitos por isso os consumidores são tão mau tratados por essas empresas.

Nenhuma informação sobre as causas da interrupção do Celular ou quando o mesmo seria plenamente restabelecido foi divulgada pela assessoria de imprensa da empresa.

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS CONTINUA HUMILHANDO POPULAÇÃO EM CUJUBIM


Enquanto investe milhões de reais na construção, ampliação e modernização de agências dos correios em todo o Brasil, a exemplo da cidade de Ariquemes que acaba de ganhar uma agência novinha em folha, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos continua insistindo em humilhar os clientes de Cujubim.

Segundo as informações colhidas por nossa reportagem Cujubim não deve receber nenhum investimento na agência dos correios neste ano. Nem a contratação de um carteiro para entrega de correspondência nem melhoria nas instalações, nem contratação de novos funcionários e muito menos nenhum investimento na área de segurança estão previstos para a cidade, que conta hoje com uma população que beira os 20 mil habitantes.

A população de Cujubim continuará tendo que se dirigir até a agência local para retirar correspondências como há vinte anos atrás, e aguardar horas pelo atendimento já que a quantidade de funcionários é insuficiente além de correr o risco de ser assaltada já que a agência local que já foi invadida por assaltantes várias vezes e a empresa se recusa a adquirir uma porta giratória ou providenciar a contratação de um segurança para o local.

CHACINA DE CASAL ASSASSINADO EM CUJUBIM CHAMA A ATENÇÃO PARA O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA NA CIDADE


A população de Cujubim que vem convivendo nos últimos meses com uma onda de violência sem precedentes na história do Município tem mais um motivo para aumentar o nível de preocupação com a segurança pública. O assassinato de um casal ocorrido por volta das 21 horas desta terça feira nas imediações da rua Sabiá com a Urubu Rei, tornou a atual situação ainda mais preocupante. Marginais não identificados dispararam contra Delidia Pereira Maia, 33 anos e Alexandre Reis sem idade aparente tirando-lhes a vida. Segundo as informações preliminares Alexandre convivia maritalmente com a primeira vítima desde que chegaram a Cujubim procedentes da cidade de Rolim de Moura cidade situada na zona da mata de Rondônia.

As vítimas inclusive teriam envolvimento com o tráfico de substância entorpecente, já que uma certa quantia de drogas teria sido localizada no bolso de Alexandre e uma arma calibre 38, não disparada, foi encontrava na bolsa de Delidia.

Não é a primeira vez que ocorrem homicídios em razão de acerto de contas motivados por drogas na cidade. Somente neste ano, pelo menos 02 outros homicídios tiveram como causa principal o comércio de “crack” na cidade.

fonte: POLÍCIA MILITAR DE CUJUBIM

Google anuncia o fim do Orkut

Após problemas judiciais decorrentes de crimes virtuais acobertados pela privacidade nas informações de usuários junto à justiça brasileira, queda vertiginosa no faturamento e insucesso das novas ferramentas desenvolvidas, o Google anunciou oficialmente o fim da rede social Orkut.

O scrap privado era nossa última sacada para tentar alavancar o faturamento da rede, mas com a falta de entendimento do público quanto ao seu funcionamento, optamos pelo cancelamento desta, logo, ficamos sem opções para inovar e dar continuidade com o nosso trabalho no Orkut” revela em nota oficial Eduardo Gimenez, diretor da divisão de tecnologia criativa do Google no Brasil.

A novidade, primeiramente divulgada pelo site Infoweb, repercurtiu na internet brasileira, gerando protestos de usuários da ferramenta que se prontificaram a criar mais de mil comunidades com o título “Não ao fim do Orkut.”

Adolescente rouba carro e bate contra muro na zona leste

Ele ficou preso nas ferragens e foi levado a um pronto-socorro

Um adolescente roubou um carro, tentou fugir da polícia e acabou batendo o veículo contra um muro na rua Antônio Assunção Ferreira, em São Mateus, na zona leste de São Paulo, no final da noite de terça-feira (22). Ele ficou preso nas ferragens e foi socorrido a um hospital.

O jovem havia roubado o carro de uma vendedora na própria região de São Mateus. Ela avisou a polícia sobre o roubo e, durante o patrulhamento, policiais encontraram o adolescente no veículo. Foi dada uma ordem de parada, ele não obedeceu e houve uma perseguição. O jovem acabou batendo o carro contra um muro. Outro assaltante que também estava participava do roubo conseguiu fugir.

Com fratura no fêmur, o adolescente foi socorrido ao pronto-socorro do hospital Santa Marcelina. O caso foi registrado no 49º DP (Distrito Policial) de São Mateus.

Polícia apreende 10 mil DVDs piratas em laboratório clandestino em São Paulo

No local, PM ainda encontrou duas máquinas de vídeo bingo e gravadores

A Polícia Militar apreendeu, na noite de terça-feira (22), 10 mil DVDs falsificados dentro de uma central clandestina de cópias, na zona sul de São Paulo. O laboratório fica na rua São Jorge, na altura do nº 10.500 da estrada do M´Boi Mirim.

Os agentes da Força Tática do 37º Batalhão de PM foram até o local após a denúncia de que um bar, no mesmo endereço, era receptor de mercadorias roubadas – fato que não foi constatado pelos policiais.

No local, a equipe constatou que havia duas máquinas de vídeo bingo, seis torres de computador com 11 drivers de gravação e cerca de 2.500 mídias de DVD para serem gravadas. Todo o material estava armazenado em um cômodo nos fundos do estabelecimento.

O dono da mercadoria não foi encontrado, mas já foi identificado com base nas informações do dono do bar. A ocorrência foi encaminhada para o 47º DP (Capão Redondo).

Polícia interdita bingo clandestino na zona sul de SP

Alarme de incêndio e saídas de emergências não funcionavam

A Polícia Militar interditou um bingo que funcionava clandestinamente na avenida Bosque da Saúde, na Vila Mariana, zona Sul de São Paulo. O estabelecimento ilegal chamava-se Bingo Praça da Árvore e contava com uma estrutura ampla e painéis eletrônicos.

Quando os fiscais e policiais chegaram ao local, na terça-feira (22), havia cerca de 200 clientes apostando nas máquinas. Segundo os fiscais, o bingo oferecia risco às pessoas pois as saídas de emergência estavam trancadas com cadeados e o sistema de alarme de incêndio não funcionava.

Agentes da prefeitura apreenderam máquinas e lacraram o imóvel.

Polícia prende suspeito de escavar túnel até banco em São José dos Campos

Grupo chegou até proteção de concreto do cofre, mas não conseguiu perfurá-la

A Polícia Militar prendeu um suspeito de envolvimento no túnel subterrâneo que foi descoberto na manhã desta quarta-feira (23), no centro de São José dos Campos, cidade a 91 km de São Paulo. Segundo a polícia, o túnel seria usado para roubar uma agência bancária no cruzamento da avenida Dr. Nelson D´Ávila com a rua Douzane Ricardo. O suspeito estava no local.

Inicialmente, a polícia havia informado que o túnel tinha cerca de 500 m, mas após uma nova revista foi constado que a escavação tem cerca de 1 km de extensão e ligava a residência de número 286 da rua Antonio Sais a uma galeria de águas pluviais, seguindo até o cofre do banco. A PM disse ainda que o grupo conseguiu atingir o cofre, mas a proteção de concreto do equipamento não chegou a ser perfurada.

Toda a terra e materiais utilizados para escavação foram deixados na residência. No local, foram apreendidos também quatro fuzis, quatro pistolas, 300 munições para fuzil, dois rádios comunicadores sintonizados na frequência da polícia e dois carrinhos de obra.

A PM de São José dos Campos registrou a ocorrência na Polícia Federal do município. Policiais realizam buscas na rede pluvial e na área central da cidade para encontrar mais suspeitos.

Sobe para 41 o número de mortos pela chuva no Nordeste

Outras três vítimas foram encontradas em Branquinha, em Alagoas, na manhã de terça

número de mortos pelas chuvas no Nordeste subiu para 41 na manhã desta terça-feira (22). Em Alagoas, o número de vítimas estava em 26, mas de acordo com a Defesa Civil Estadual, outras três pessoas foram encontradas em Branquinha nesta manhã e o número em Alagoas foi para 29. Em Pernambuco, 12 já morreram em função da chuva.

A chuva em Pernambuco e Alagoas já expulsou quase 68 mil pessoas de casa. Em Alagoas, já são quase 80 mil afetados pelas chuvas desde a última quinta-feira (17). O último balanço da Defesa Civil Estadual mostra que ainda há 1.087 pessoas desaparecidas. No Estado, 15 cidades estão em estado de calamidade pública, entre elas Branquinha, Paulo Jacinto, Santana do Mundaú e Joaquim Gomes. Em estado de emergência há 17 cidades.

Cerca de 8.000 cestas básicas foram distribuídas para as cidades mais afetadas e 15.000 estão sendo enviadas pelas Conab’s (Companhia Nacional de Abastecimento) de São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Em Pernambuco, 12 pessoas morreram. Recife foi a cidade onde mais choveu em todo o Estado pernambucano. A média esperada para o mês de junho era de 389 mm. Nos três dias, caíram 248,2 mm. A coordenadoria de Defesa Civil do Estado informou que até esta terça-feira, 54 municípios foram afetados pelas chuvas, dos quais 30 estão em situação de emergência e outros nove estão em estado de calamidade pública.

O Gabinete de Crise do Governo Federal, coordenado pela Casa Civil e pelo Gabinete de Segurança Institucional, se reúne nesta terça-feira (2) com representantes dos governos de Pernambuco e de Alagoas para avaliar os estragos causados pelas chuvas que atingem os dois estados desde quinta-feira (17).

No encontro, também serão discutidas estratégias para enviar ajuda à região o mais rápido possível e as necessidades mais urgentes, como água, comida e remédio, além de um reforço no efetivo do Exército para ajudar na distribuição de doações e na segurança da população.

A cidade de Jacuípe foi uma das mais afetadas pelas chuvas no final da última semana na região de Alagoas.








Imprensa internacional destaca mortos e desaparecidos em AL e PE

Transbordamentos de rios por causa das chuvas foram noticiados pela CNN, BBC e El País

s mortes causadas pelas chuvas e transbordamentos de rios nos Estados de Alagoas e Pernambuco foram notícia, nesta terça-feira (22), na imprensa internacional. Em seus sites, as redes CNN, dos Estados Unidos, BBC, da Inglaterra, e o El País, da Espanha, deram destaque aos estragos no Nordeste do Brasil.

No início da manhã, a CNN chamava com destaque a matéria “Brasil teme que mortos por enchentes aumentem” para noticiar a situação em Alagoas e Pernambuco. “O Governo teme que o número de mortos aumente quatro dias após uma enchente que matou ao menos 33 pessoas e deixou milhares sem casa”, diz um trecho da notícia, que ressalta declarações oficiais e destaca que a previsão é de mais chuva nos próximos dias nas cidades alagoanas.

A matéria da BBC fala mais sobre os estragos causados pelos transbordamentos de rios, com a manchete “Mil desaparecidos em enchentes no nordeste do Brasil”. O tamanho do prejuízo causado pelas chuvas também teve destaque no texto: “Enchentes atingiram dois Estados no nordeste brasileiro, deixando pelo menos 100 mil pessoas sem casa. Cerca de mil pessoas estão desaparecidas”.

Os números, no entanto, diferem na imprensa internacional. Diferente da BBC, o El País fala em “cerca de 150 mil pessoas desalojadas”, na matéria “Mais de trinta mortos por causa das chuvas no nordeste do Brasil”.

O jornal espanhol foca nos números e na ajuda financeira liberada pelo presidente Lula em caráter emergencial para os municípios atingidos pelas águas. “O governo federal brasileiro anunciou que destinará 120 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões) para os afetados”.

No fim, o El País relembra que no começo do ano o Rio de Janeiro teve mortos por causa das chuvas que atingiram o sudeste do Brasil.

Órgãos de AL e PE recebem doações para afetados pelas chuvas

Contas foram criadas para ajudar alagoanos e pernambucanos

Os transbordamentos de rios causados pelas chuvas da última semana em Alagoas e Pernambuco sensibilizaram a sociedade e o poder público dos dois Estados, que criaram meios de ajudar os afetados. Em Alagoas, todos os batalhões da Polícia Militar e os quartéis do Corpo de Bombeiros estão recebendo donativos. As unidades do Espaço Cidadão também recolhem ajuda. A Uneal (Universidade Federal de Alagoas) foi outra instituição a aderir e arrecadar água potável, alimentos não perecíveis, vestuário, cobertores e calçados.

Quem não estiver no Estado, mas quiser ajudar, o Corpo de Bombeiros criou duas contas. As doações em dinheiro podem ser feitas na conta corrente 5241-8 na agência 3557-2 do Banco do Brasil, ou na conta corrente 955-6 da agência 2735 da Caixa Econômica Federal.

Pernambuco também está recolhendo donativos para os afetados. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros recebem as doações em todas suas unidades da capital Recife. O prédio da Agência Estadual do Meio Ambiente também aceita água potável, alimentos não perecíveis, vestuário, cobertores e calçados.

Em Barreiros, uma das cidades mais afetadas no Estado junto com Água Preta, Correntes, Jaqueira, Palmares, São Benedito do Sul, Vitória e Cortês, a Polícia Rodoviária Federal recebe doações em dinheiro através da conta corrente 6070-4 da agência 0710-2 do Banco do Brasil.

Todas as doações de mantimentos, tanto em Alagoas quanto em Pernambuco, arrecadadas por órgãos públicos ou entidades privadas, serão encaminhadas às defesas civis estaduais.

Mortos pela chuva no Nordeste chegam a 44

Mais dois corpos foram encontrados em Água Preta, em Pernambuco

Os mortos pela chuva no Nordeste chegaram a 44 na manhã desta quarta-feira (23). De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil de Pernambuco por volta das 9h duas vítimas passaram a fazer parte da lista. Elas foram encontradas no município de Água Preta.

No início da noite de terça-feira (22), a 13ª pessoa foi encontrada morta em Barreiros e na manhã desta quarta a Defesa Civil somou mais duas em ÁguaPreta.

Recife foi a cidade onde mais choveu em todo o Estado pernambucano. A média esperada para o mês de junho era de 389 mm. Nos últimos três dias, choveu 248,2 mm. A coordenadoria de Defesa Civil do Estado informou que até terça-feira, 54 municípios foram afetados pelas chuvas, dos quais 30 estão em situação de emergência e outros nove estão em estado de calamidade pública, como Água Preto, Barra de Guabiraba, Barreiros, Correntes, Cortês e Jaqueira.

De acordo com o último baçanço, há 17.808 pessoas desabrigadas e 24.552 desalojadas. No Estado, já foram distribuídas mais de 243 toneladas de donativos para as cidades atingidas.

Após a chuva que atinge Alagoas desde a última quinta-feira (17), o Estado ainda tem pelo menos 607 pessoas desaparecidas. A informação foi dada pelo último boletim da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros por volta das 13h de terça-feira (22).

Há mais de 70 mil pessoas fora de casa e 29 pessoas já morreram. Dessas, duas foram em Santana do Mundaú, uma em Joaquim Gomes, nove em União dos Palmares, sete em Branquinha, seis em Murici e três em Rio Largo. De acordo com o último balanço, cerca de 177 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em todo o Estado.

Há 15 cidades em estado de calamidade pública, entre elas Santana do Mundaú, Branquinha, Paulo Jacinto, Murici e Atalaia. Em emergência, há três, São Luiz do Quitunde, Matriz do Camaragibe e Jundiá.

Cerca de 8.000 cestas básicas foram distribuídas para as cidades mais afetadas e 15.000 estão sendo enviadas pelas Conab’s (Companhia Nacional de Abastecimento) de São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nesta terça, foram enviadas 500 cestas básicas para Jacuípe, 124 para Viçosa, 150 para Branquinha, 250 para Murici e 220 para Santana do Mundaú.

Na quinta-feira (24), o presidente Lula deve visitar pelo menos duas cidades em Alagoas e outras duas em Pernambuco afetadas pelas enchentes. A viagem foi agendada em uma reunião com dez ministros para organizar a ajuda do governo aos Estados.

Casa, comida e transporte representam 61,3% dos gastos da família brasileira

Distrito Federal, onde se gasta quase R$ 4.000 para viver, é o lugar mais caro do país

As famílias brasileiras gastam, em média, R$ 1.610 por mês com alimentação, habitação e transporte, segundo a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), que leva em conta os anos de 2008 e 2009, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (23). O montante corresponde a 61,3% dos gastos totais por mês das famílias, estimado em R$ 2.626,31.

As despesas com alimentação respondem por 16,1% dos gastos totais do brasileiro no mês. Em valor absoluto, o montante chega a R$ 421,72 – sendo R$ 290,39 com alimentação em casa e R$ 131,33 fora. O Sudeste tem o maior percentual de gastos com alimentação fora de casa, com 37,2% e Norte (21,4%) e Nordeste (23,5%), os menores.

O gasto com comida aumenta conforme a renda do brasileiro. A despesa total com alimentação nas famílias com ganhos acima de R$ 10.375 foi quase seis vezes maior do que nas com rendimentos de até R$ 830.

O estudo mostrou que 64,5% das famílias declararam ter alimentos suficientes para chegar ao fim do mês - uma alta em relação à última pesquisa (de 2002/2003), quando a porcentagem era de 53%.

O levantamento investigou também se as famílias consomem seus alimentos preferidos. Desta vez, 65% disseram ter alguma insatisfação com a comida que consomem, contra 73,2% da pesquisa de 2002/2003.

Sudeste gasta mais

As famílias que moram na região Sudeste são as que mais gastam com despesas gerais - R$ 3.135,80 por mês em média. O valor é quase o dobro do que gastam as famílias nordestinas (R$ 1.700,26), que aparecem na ponta de baixo da tabela.

A pesquisa mostra ainda que as famílias com menor renda (até R$ 830) gastam mais do que ganham. No Sul, elas gastam cerca de R$ 929,75 com os custos do dia a dia. Já as do Sudeste desembolsam R$ 831,67 por mês com os mesmos gastos.

O Distrito Federal encabeça a lista de Estados onde é mais caro morar. Lá, as famílias têm uma despesa média total de R$ 3.963,99 - 50,9% maior da média nacional. Na sequência aparecem Santa Catarina (R$ 3.509,58) e Rio de Janeiro (R$ 3.386,78).

Por outro lado, os Estados mais em conta para viver do Brasil são Alagoas, onde as famílias gastam R$ 1.223,94 com as despesas por mês, Ceará (R$ 1.431,96) e Maranhão (R$ 1.466,96).

Gastos das famílias no Brasil e por regiões

Grandes Regiões Classes de rendimento total e variação patrimonial médio mensal familiar
Total Até 830(1) Mais de 4.125 a 6.225 Mais de 10.375
Brasil 2.626,31 744,98 4.778,06 14.098,40
Região Norte 2.006,80 809,97 4.530,53 12.005,98
Região Nordeste 1.700,26 641,55 4.547,21 14.312,77
Região Sudeste 3.135,80 831,67 4.780,13 14.245,06
Região Sul 3.030,44 929,75 4.971,14 14.008,74
Região Centro-Oeste 2.591,14 780,75 4.758,94 13.770,33

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009.

Oleg Nikishin/29.08.2002/Getty Images

Gastos com transportes aumentam e com alimentação diminuem

Mudança pode estar associada à oferta de crédito para compra de carros

As despesas mensais das famílias brasileiras com transporte aumentaram nos últimos anos e boa parte desse incremento pode estar associada à maior disponibilidade de financiamento para a compra de automóveis, segundo avaliam os técnicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por outro lado, houve diminuição nas despesas com alimentos, por conta da maior oferta de produtos e queda de preços.

A POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), divulgada nesta quarta-feira (23), mostra que em 2009 a maior parte das despesas médias familiares de consumo, ou 75%, estava com o trio transporte, alimentação e habitação, praticamente o mesmo porcentual que os três somavam em 2003. Considerando os gastos totais das famílias, esse trio representava 61,3%.

Porém, enquanto a fatia da alimentação na média de despesas de consumo caiu um pouco entre 2003 (20,8%) e 2009 (19,8%), e o porcentual da habitação ficou praticamente inalterado em torno de 36% no período, no caso do transporte houve aumento de 18,4% para 19,6%, ou seja, parte dos gastos com alimentação foi deslocada para o transporte. O aumento desse grupo nos gastos de consumo ocorreu nas áreas rural e urbana.

Vale destacar o forte aumento ocorrido nas despesas de consumo com transporte, na área rural, entre 1975 (7,5%) e 2009 (20,6%). Mas a alta, desde a década de 70, também foi significativa na área urbana, onde os transportes respondiam por 11,9% das despesas em 1975 e chegaram a 19,5% em 2009.

O gerente da POF, Edilson Nascimento Silva, disse que o aumento pode refletir a maior disponibilidade de financiamento para aquisição de automóveis e também a alta nos preços dos combustíveis no período. Além do transporte, também subiram os gastos de consumo com assistência à saúde (6,5% em 2003 para 7,2% em 2009), mas caiu a parcela voltada para educação (4,1% para 3,0%).

No caso específico das despesas totais das famílias, que além do consumo incluem a aquisição de imóveis e impostos, o peso da alimentação caiu para 16,1% em 2009, ante 17,1% em 2003, enquanto os transportes passaram, no período, de uma fatia de 15,2% em 2003 para 16% em 2009. As despesas com consumo respondem por 80,7% das despesas totais das famílias brasileiras.

A POF mostra também que, no que diz respeito às despesas totais, a queda na fatia da alimentação não impediu um aumento da participação dos gastos mensais com alimentação fora de casa, que passou de 24,1% em 2003 para 31,1% em 2009. Enquanto as famílias urbanas direcionam 33,1% dos gastos totais mensais para comer fora, na área rural o porcentual é quase a metade, 17,5%.

Inflação menor e aumento da renda reduzem gastos das famílias com alimentação

Percentual dessa despesa no orçamento caiu de 33,9% para 19,8% em 34 anos

O aumento na oferta de produtos, a inflação menor e a melhora na renda dos brasileiros reduziram os gastos das famílias com alimentação nos últimos anos.

Em 1975, as despesas com comida corroíam 33,9% do orçamento das famílias. Esse percentual caiu para 20,9% em 2003 e 19,8% em 2009, segundo a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) divulgada nesta quarta-feira (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo Márcia Quintslr - Coordenadora de Trabalhos e Rendimento do IBGE, vários fatores explicam essa mudança.

- A queda nos gastos não significa que houve diminuição no consumo. Na verdade, muitos alimentos estão sendo muito mais consumidos. É bastante factível supormos que o aumento da oferta causou uma redução nos preços, beneficiando as famílias.

Um exemplo é o aumento nos gastos com o grupo de alimentos formado por carne, vísceras e pescados (21,9%), enquanto que as despesas com leite caíram de 11,9% para 11,5%, entre 2003 e 2009.

Essa mudança nos hábito de consumo pode ser notada até mesmo no comportamento do brasileiro, que está gastando mais em refeições fora de casa. Os moradores da região Sudeste, por exemplo, gastam R$ 172, 78 por mês em restaurantes e lanchonetes. Já os da região Nordeste, consomem pouco mais de R$ 81.

Segundo o estudo, outros gastos como habitação e transportes acabaram ocupando o espaço dos alimentos no orçamento dos brasileiros.

Participação da despesa de consumo média familiar mensal por tipo em %
Brasil
Tipos de Despesa ENDEF74-75 POF02-03 POF08-09
Alimentação 33,9 20,8 19,8
Habitação 35,9 35,9 35,9
Transporte 11,2 18,4 19,6
Assistência à saúde 4,2 6,5 7,2
Educação 2,3 4,1 3,0
Outros 18,0 14,7 14,4
Fontes: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Estudo Nacional de Despesa Familiar 1974-1975.


Maior escolaridade aumenta os gastos


A POF mostrou também uma reação direta entre a escolaridade e os gastos familiares. As famílias onde o chefe tem menos de um ano de estudo gastam R$1.403,42 por mês. Caso o membro tenha mais de 11 anos de escolaridade, as despesas saltam para 4.314,92, um aumento de quase 207%.

A pesquisa revela ainda que, apesar das famílias estarem diminuindo suas dívidas, cerca de 68% delas ainda gastam mais do que ganham e que 35,9% têm alguma dificuldade em chegar ao final do mês com dinheiro para todas as despesas.

CET prevê lentidão em SP antes e depois do jogo do Brasil nesta sexta-feira

Órgão aumenta efetivo nas ruas em 30% para partida contra Portugal

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai monitorar o trânsito em São Paulo, principalmente nos bairros com grande concentração de bares, por causa do jogo entre Brasil e Portugal, às 11h desta sexta-feira (25) na Copa do Mundo. Por causa do jogo, o órgão prevê que o tráfego vai ficar mais intenso na capital em dois horários: entre as 9h e 11h e das 13h às 15h (antes depois da partida). O órgão informou que vai aumentar seu efetivo de agentes nas ruas em 30% - ao todo, serão 500 marronzinhos. Os bairros de Moema, Jardins, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Olímpia, Santana e Tatuapé, e a região central, serão os mais monitorados. Recomenda-se que os motoristas evitem circular em áreas com concentrações de bares e restaurantes nos horários citados acima.

O objetivo da operação montada pela CET é evitar o trânsito registrado na capital na estreia do Brasil na Copa, na terça-feira dia 15. Como o jogo era às 15h30, muitas empresas liberaram os funcionários antes do expediente e, entre 14h e 16h, São Paulo chegou a registrar mais de 200 km de congestionamentos nas vias monitoradas pela CET. O número quase bateu o recorde de lentidão do ano na capital.

Daia Oliver/R7

Escavadeira cai em córrego em SP

Operador da máquina teve dificuldades para sair da cabine

Uma escavadeira ficou entalada por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (23) em um córrego na rua Francisco de Holanda, no bairro do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo. O operador da máquina teve dificuldades para sair da cabine. A assessoria de imprensa da Subprefeitura de Campo Limpo informou que a escavadeira pertence a uma empresa terceirizada que está prestando serviço de limpeza no córrego e acabou atolando. A empresa contratada já está no local tentando retirar o veículo do córrego. Ninguém ficou ferido.

trator atolado

Greve prejudica um milhão de passageiros de ônibus no DF

Ao menos 2.300 coletivos não saíram das garagens nesta terça-feira

Cerca de um milhão de passageiros de ônibus estão sendo prejudicados nesta terça-feira (22) pela greve dos rodoviários no Distrito Federal. Ao menos 2.300 ônibus não saíram das garagens neste segundo dia de paralisação.

Na segunda-feira (21), vários ônibus de cooperativas que não aderiram ao movimento foram depredados por grevistas. Por isso, uma empresa e duas cooperativas também deixaram de circular nesta terça-feira, o que tirou mais 280 coletivos das ruas.

Os motoristas e cobradores pedem um aumento salarial de 20% e a renovação do acordo coletivo. Na última sexta-feira (18), o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região determinou que os oficiais de Justiça continuem a fiscalizar os terminais de ônibus a fim de verificar o porcentual de veículos em circulação.

O Sindicato de Empresas de Transporte Coletivo Urbano do DF pediu na Justiça do Trabalho a aplicação da multa de R$ 100 mil ao sindicato dos trabalhadores, alegando abuso do direito de greve e por não manter o índice de 60% de ônibus nas ruas, segundo informações das empresas e noticiadas pela imprensa.

Saiba quem é o novo governador do Distrito Federal

Rogério Rosso (PMDB) foi administrador de de Ceilândia entre 2003 e 2005

Eleito governador do Distrito Federal neste sábado (17), Rogério Rosso (PMDB) é advogado, 1º suplente de deputado federal e foi administrador de Ceilândia (DF) entre 2003 e 2005, no último governo de Joaquim Roriz (PSC), de quem também foi secretário de Desenvolvimento Econômico. O peemedebista também participou da gestão de José Roberto Arruda, quando presidiu a Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal).

A eleição indireta contou com outros três candidatos: o atual governador em exercício, Wilson Lima (PR); o petista Antônio Ibañez; e Luiz Felipe Coelho (PTB). Outras três chapas - do PCdoB, PV e do PRB - desistiram da disputa antes da votação na Câmara Legislativa.

O DEM, partido do qual o ex-governador Arruda saiu após o escândalo, dividiu-se na eleição, com um voto para Ibañez, outro para e Rosso e uma abstenção.

Em seu discurso na Câmara Legislativa, Rosso anunciou uma série de medidas para ajustar a máquina pública, afirmando o compromisso de reduzir o número de cargos comissionados, “sem prejudicar o serviço público”.

Antes da votação, cerca de 200 manifestantes contrários à eleição indireta fizeram um protesto, e alguns entraram em confronto com policiais militares em frente à Câmara, e pelo menos três pessoas ficaram feridas.

Supremo julga intervenção no Distrito Federal na próxima quarta

STF deve decidir no dia 30 de junho se aprova a intervenção no governo de Rogério Rosso

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar na próxima quarta-feira (30) o pedido de intervenção no governo do Distrito Federal.

O presidente do STF, ministro Cézar Peluso, adiantou o julgamento e pediu a inclusão na pauta da semana que vem.


O governador tampão do DF, Rogério Rosso, foi eleito indiretamente no dia 19 de abril. Em dois meses de governo, Rosso já enfrentou uma crise de denúncias na saúde, alterou a distribuição de verba nos hospitais, recebeu reclamações sobre o atraso nas obras para a Copa do Mundo, além de greves na Polícia Civil e entre os motoristas de ônibus.

Vista como a solução para a crise no Distrito Federal, o pedido de intervenção federal foi feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e precisa ser aprovado pelo Supremo. O pedido foi feito após a crise no governo do DF derrubar o então governador José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido), que até chegou a ser preso, e o vice Paulo Octávio.

CPI do MST apresenta hoje relatório final

Relator da Comissão pretende encerrar as investigações na próxima semana

Da Agência Câmara

O relator da CPI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), deputado Jilmar Tatto (PT-SP), apresenta hoje seu relatório final. Mesmo com mais de 100 requerimentos em pauta, Tatto quer votar o relatório já na próxima semana e encerrar os trabalhos.


A maioria dos requerimentos, segundo ele, é ilegal e foge ao objeto da CPI, que foi instalada em dezembro de 2009 para investigar irregularidades em convênios entre a União e entidades vinculadas ao MST.

Jilmar Tatto acusa a oposição de ter abandonado a CPI, que classificou de desnecessária e não serviu nem como palanque.

- Vou pedir que o TCU (Tribunal de Contas da União) continue verificando a prestação de contas dos convênios de órgãos do governo federal com as entidades ligadas ao campo, e que crie mecanismos de controle mais apropriados para ninguém ser penalizado por falta de regras mais claras de prestação de contas.

Ele antecipou que irá propor um projeto de lei com procedimentos mais claros para os convênios do governo com entidades da sociedade civil.

A oposição, contudo, quer mais tempo para concluir as investigações. O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) quer ouvir técnicos do TCU que analisaram os convênios e representantes do MP (Ministério Público) nos Estados onde foram identificadas irregularidades. Ele defendeu a quebra de sigilo bancário de entidades que firmaram convênios nos últimos anos com o governo federal, para identificar se houve repasses de verbas ao MST.

Lorenzoni já pensa em pedir a prorrogação dos trabalhos da CPMI:

- Ela termina no final de julho, mas nada impede que seja prorrogada até janeiro de 2011. Assim, haveria tempo mais do que suficiente para todas as pessoas serem ouvidas e os documentos serem analisados pelos técnicos da CPMI.

Deputado propõe lei para proteger os heterossexuais

Projeto prevê pena de até três anos de prisão para quem discriminar os heteros

Mariana Londres, do R7, em Brasília


O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apresentou há cerca de um mês um projeto de lei que prevê pena de até três anos de prisão para quem discriminar os heterossexuais.

De acordo com o deputado, o projeto 7382/2010 foi criado para servir de contraponto à chamada Lei da Homofobia (projeto de lei complementar 122/2006, que torna crime a discriminação) na pauta do Congresso.

Nas palavras de Cunha, o objetivo da proposta da heterofobia é “restabelecer o direito das pessoas de serem normais”. E manda prender quem impedir ou proibir a entrada ou a permanência de heterossexuais em qualquer ambiente, público ou privado, e quem preterir, sobretaxar ou impedir a hospedagem dos heterossexuais em hotéis, motéis ou pensões.

Também serão punidos aqueles que impedirem ou restringirem a expressão da afetividade em locais públicos ou privados abertos ao público. O R7 conversou com o deputado sobre o projeto.

R7- Como justifica o projeto que pune a heterofobia?

Eduardo Cunha - A ideia desse projeto é que a gente possa debater uma coisa que está latente na sociedade. Que os normais possam ser respeitados. Mas isso não significa que eu tenha alguma coisa contra a opção sexual (sic), qualquer que seja.

R7- Mas não acha que os homossexuais podem não gostar quando o senhor fala em “direito de ser normal”?

Cunha - Quando falo normal não quero dizer que eles sejam anormais. Na natureza existe o homem e a mulher, mas não acho que eles sejam anormais. Mas eles representam uma minoria.

R7 - Há expectativa de aprovação deste projeto?

Cunha - Não tenho essa expectativa. O objetivo principal é debater num primeiro momento. E o Congresso demora anos para aprovar um projeto. O próprio projeto da homofobia já vem de muitos anos, então não acredito em aprovação rápida. O importante é a discussão.

R7- Esse projeto se contrapõe ao da homofobia?

Cunha - Sim. Essa foi a ideia. Até porque discordo de pontos do projeto da homofobia. Pelo projeto, um pastor que se recusar a fazer uma união homossexual, por exemplo, pode ser punido. Há também a proibição à literatura então daqui a pouco terão que proibir a Bíblia que tem menções claras contra o homossexualismo.

R7- O projeto prevê pena para quem discriminar os heterossexuais. Já foi discriminado por ser heterossexual ou conhece pessoas que tenham sido?

Cunha - Há um constrangimento. Em lugares para homossexuais onde aparece um heterossexual ele é discriminado. Não tem jeito. Mas eu não vivi nada disso.

tabela

5ª Rodada
DataHoraPartidaCidade
29/05Sábado18:30Palmeiras 0 X 0 Grêmio PrudenteArena Barueri
29/05Sábado18:30Avaí 0 X 0 VitóriaRessacada
29/05Sábado18:30Flamengo 1 X 1 GrêmioMaracanã
30/05Domingo16:00Internacional 4 X 1 Atlético-PRBeira Rio
30/05Domingo16:00Guarani 0 X 0 São PauloBrinco de Ouro
30/05Domingo16:00Corinthians 4 X 2 SantosPacaembu
30/05Domingo16:00Atlético-MG 1 X 3 FluminenseMineirão
30/05Domingo18:30Atlético-GO 1 X 3 GoiásSerra Dourada
30/05Domingo18:30Ceará 1 X 0 CruzeiroCastelão
30/05Domingo18:30Botafogo 1 X 1 Vasco da GamaEngenhão
6ª Rodada
DataHoraPartidaCidade
02/06Quarta19:30Fluminense 2 X 1 VitóriaMaracanã
02/06Quarta19:30Grêmio Prudente 1 X 0 Atlético-GOEduardo José Farah
02/06Quarta19:30Atlético-PR 3 X 2 BotafogoArena Barueri
02/06Quarta21:00Ceará 2 X 0 AvaíCastelão
02/06Quarta21:50Goiás 2 X 1 São PauloSerra Dourada
02/06Quarta21:50Palmeiras 0 X 1 FlamengoPacaembu
02/06Quarta21:50Cruzeiro 0 X 0 SantosMineirão
03/06Quinta21:00Vasco da Gama 0 X 1 GuaraniSão Januário
03/06Quinta21:00Corinthians 2 X 0 InternacionalPacaembu
03/06Quinta21:00Grêmio 2 X 1 Atlético-MGOlímpico
7ª Rodada
DataHoraPartidaCidade
05/06Sábado18:30Vitória 1 X 0 Atlético-PRBarradão
05/06Sábado18:30Flamengo 1 X 2 GoiásMaracanã
05/06Sábado18:30Avaí 0 X 3 FluminenseRessacada
06/06Domingo16:00Botafogo 2 X 2 CorinthiansEngenhão
06/06Domingo16:00São Paulo 3 X 1 GrêmioMorumbi
06/06Domingo16:00Santos 4 X 0 Vasco da GamaVila Belmiro
06/06Domingo16:00Atlético-MG 0 X 1 CearáMineirão
06/06Domingo18:30Internacional 1 X 1 PalmeirasBeira Rio
06/06Domingo18:30Guarani 1 X 0 Grêmio PrudenteBrinco de Ouro
06/06Domingo18:30Atlético-GO 2 X 1 CruzeiroSerra Dourada
8ª Rodada
DataHoraPartidaCidade
14/07Quarta19:30Atlético-PR  X CruzeiroArena da Baixada
14/07Quarta19:30São Paulo  X AvaíMorumbi
14/07Quarta19:30Grêmio  X VitóriaOlímpico
14/07Quarta21:00Flamengo  X BotafogoMaracanã
14/07Quarta21:50Goiás  X Vasco da GamaSerra Dourada
14/07Quarta21:50Ceará  X CorinthiansCastelão
14/07Quarta21:50Guarani  X InternacionalBrinco de Ouro
15/07Quinta21:00Palmeiras  X SantosPalestra Itália
15/07Quinta21:00Atlético-MG  X Atlético-GOMineirão
15/07Quinta21:00Fluminense  X Grêmio PrudenteMaracanã