dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Obama demite general por causa de entrevista | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Obama demite general por causa de entrevista

Chefe das tropas no Afeganistão criticou presidente na revista Rolling Stone

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, demitiu nesta quarta-feira (23) o general Stanley McChrystal do comando das tropas do país e da Otan (Organização do Atlântico Norte) no Afeganistão, informou a rede CNN. Em discurso transmitido pela TV, Obama nomeou o general David Petraeus para o cargo. O presidente destacou que o militar é exemplar e não se trata da uma mudança de política.

- É uma mudança de pessoal, mas não de política.

A demissão foi o desfecho de uma crise que começou com a publicação, pela revista americana Rolling Stone, de um perfil de McChrystal em que ele critica Obama e alguns de seus auxiliares, como o vice-presidente Joe Biden.

Após a publicação, McChrystal foi convocado a deixar o Afeganistão para um encontro nesta quarta-feira com o presidente Obama, em Washington.

Segundo uma fonte da Casa Branca, que não quis ser identificada, o encontro entre Obama e McChrystal durou cerca de 30 minutos. A demissão teria ocorrido durante esse encontro.

Mais cedo, o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, declarou por meio de seu porta-voz que substituir o general McChrystal não ajudará a resolver a guerra e será um retrocesso.

A matéria da Rolling Stone tem como título O General Fugitivo (no original em inglês, The Runaway General). Ela mostrou as tensões entre McChrystal e a Casa Branca em um momento em que Washington mobiliza milhares de tropas adicionais na guerra do Afeganistão, que entra em seu nono ano.

Na reportagem, o militar e seus assessores criticam e ironizam a administração Obama. McChrystal apresentou desculpas após a publicação.

Os rumores sobre a possível demissão começaram na manhã desta terça-feira, um ato que o jornal americano The New York Times já previa antes que começasse a circular amplamente por Washington.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.