dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Jacir Holowate: 13 de fevereiro de 2011 stat counters

Audiencia do site

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Checkdisk: o que é, para que serve e como usá-lo

Usuários mais antigos já conhecem muito bem o programa que pode salvar a pátria em muitos casos de problemas.

A geração mais nova de usuários de computador provavelmente nem sabe o que é o “Scandisk”, já que o nome não é mais usado como era na época do Windows 95, 98 e Millenium. Contudo, usuários que já eram habituados a utilizar computadores na década de 90 sabem bem o que é ficar várias horas “passando” o Scandisk no PC para que ele reparasse os erros.

Vírus e cia. Worm

Nos anos 70, foram desenvolvidos os programas do tipo "worm" (verme). Eles possuem as seguintes características: 

  - Têm capacidade de autoduplicação, copiando-se

  - São entidades autônomas, não necessitando se anexar a um programa ou arquivo "hospedeiro", ao contrário dos vírus 

  
- Residem, circulam e se multiplicam em sistemas multi-tarefa, pois copiam-se e enviam a si própriom para os endereços cadastrados no computador.

Apesar do caráter pejorativo do nome, os primeiros worms desenvolvidos para rede eram usados como mecanismos legítimos para o gerenciamento e execução de tarefas em sistemas de recursos distribuídos.

Em 1999 surgiu um tipo mais preocupante de worm, o Bubbleboy, que se dissemina por e-mail escritos em html e que infecta o computador no momento em que a mensagem é aberta na tela, não necessitando de arquivos anexados para se disseminar. Assim, evidentemente, atualmente a Internet é a grande distribuidora desse tipo de programa.

Medidas gerais de prevenção

Há um conjunto de procedimentos gerais de prevenção contra vírus e outros programas maliciosos que sempre devem ser realizados (em qualquer computador, especialmente nos conectados à Internet).

Essas medidas podem ser resumidas assim:
1. Jamais executar um programa ou abrir um arquivo sem antes executar o antivírus sobre a pasta que o contenha.
2. Atualizar o seu antivírus constantemente (todas as semanas e até diariamente as empresas distribuem cópias gratuitas dos arquivos que atualizam a lista dos novos vírus e vacinas).
3. Desativar a opção de executar documentos diretamente do programa de correio eletrônico.
4. Jamais executar programas que não tenham sido obtidos de fontes absolutamente confiáveis.
Leia mais sobre esse assunto, clicando aqui.

Vírus e cia - Características gerais dos vírus

O que comumente chamamos de "vírus de computador" são programas que possuem algumas características em comum com os vírus biológicos:

  * são pequenos; 

  *  não funcionam por si só. Ou seja, devem infectar um arquivo executável ou arquivos que utilizam macros. Portanto, em geral o vírus fica escondido dentro da série de comandos de um programa maior; 

  * contém instruções para parasitar e criar cópias de si mesmo de forma autônoma e sem autorização específica (e, em geral, sem o conhecimento) do usuário para isso - eles são, portanto, auto-replicantes.

AVG

Informações gerais

O AVG é um programa antivírus da Grisoft que possui uma versão gratuita, desde que para uso não comercial.

Como outros bons antivírus atuais, não age apenas contra os vírus, mas também contra worms, trojans e backdoors. O AVG possui certificações (ICSA Labs e VB100%), que atestam uma excelente eficiência na detecção de vírus.

Instaladores de programas

Para se instalar um programa usa-se um "arquivo de instalação" ou "instalador".

É um conjunto de arquivos, ou um único, que possui um ou mais arquivos necessários para o funcionamento do programa. 

Contém, também, informações sobre o destino deles, ou seja, cada arquivo será colocado na pasta e/ou subpasta correta, que serão criadas, conforme as necessidades do programa.

Cuidados com o Windows

Com o passar do tempo, especialmente quando se instala e desinstala programas várias vezes, pode acontecer que o desempenho do computador deixe a desejar, pois muitos processos se tornam lentos.

Geralmente é muito fácil instalar programas. 

Assim, pessoas bastante despreparadas podem literalmente abarrotar o disco rígido com programas e vários outros tipos de arquivos, sendo comum encontrar em seus computadores diversos softwares que não são usados e que o usuário nem sequer sabe a que se destinam, muitas vezes instalados duas ou mais vezes em pastas diferentes do mesmo drive.

Um dos efeitos comuns da superlotação do o é a lentidão excessiva da máquina.

WinMend Registry Defrag 1.3.6

Gratuito 
Tamanho: 2,04 MB
8.088 downloads
Sistema: Windows XP/Vista/7
Empresa: WinMend.com

>clique para baixar<



"Desfragmente o registro do Windows, permitindo a redução do espaço ocupado e a melhoria no desempenho do PC."



O registro do Windows é onde são salvas informações importantes sobre o funcionamento dos programas, locais onde eles estão salvos, além de conter dados imprescindíveis para o funcionamento do sistema operacional. Pode-se até dizer que o registro é a alma do Windows, para facilitar a compreensão do seu funcionamento. Quando o registro acumula muitos restos deixados por programas mal desinstalados, excluídos incorretamente, ou mesmo quando alterações indevidas são feitas, seu Windows se tornará instável, podendo até parar de funcionar.