dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Jacir Holowate: 6 de janeiro de 2011 stat counters

Audiencia do site

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dicas para cuidar da pele no verao

        No verão, cuide bem de quem protege você


A pele protege nosso organismo contra a radiação, agentes químicos e infecciosos. Por isso merece cuidados especiais no verão, época em que a incidência dos raios solares na pele é maior.
......Uma verdadeira barreira natural que bloqueia a entrada de agentes danosos ao nosso organismo; um termômetro perfeito que controla nossa temperatura fazendo com que eliminemos suor quando a temperatura está muito alta ou tremamos quando está muito baixa; um sensor excelente que transmite as sensações de tato, frio, calor e dor. Assim é nossa pele e por ser tão importante ela merece cuidados especiais nessa época do ano, quando a incidência dos raios solares é maior.
......Ao contrário do que se pensa, os cuidados com a pele no verão precisam ser diários, mesmo quando não estamos na praia ou piscina.
......E se a proteção solar é tão importante - já que evita o envelhecimento precoce, câncer de pele e queimaduras - cuidados como a hidratação e limpeza da pele também são indispensáveis.
......A pesquisadora da Johnson & Johnson Eliana Siqueira explica que até mesmo o banho tem que ser diferente nessa época do ano. "O ideal é evitar tomar banhos prolongados com água muito quente, pois eles ressecam a pele. Outra dica é escolher um sabonete de limpeza suave".
......Os hidratantes também são personagens importantes no cuidado com a pele durante o verão e alguns ingredientes como a glicerina e o propilenoglicol são capazes até de "captar" as moléculas de água do ambiente, devolvendo-as para a pele (são os chamados umectantes).
"Já outros ativos como os lipídeos e silicones formam um filme protetor, evitando que a água da pele evapore", explica a pesquisadora.
......Cuidar da pele é um processo que pode ser feito de fora para dentro - através dos produtos que ajudam a mantê-la saudável - e de dentro para fora, através da alimentação e da reposição de líquidos. Eliana esclarece como isso pode ser feito: "É importante evitar consumo excessivo de alimentos gordurosos e condimentados, além de beber sempre muita água, para repor o que o corpo perdeu com a transpiração", conta Eliana.
......Além da hidratação, produtos com ação reparadora e anti-radicalar também podem ser usados nessa época. Eliana indica aqueles que contém Vitamina E, ativo que além de possuir atividade protetora para a pele combate os radicais livres.
......A proteção da pele contra o Sol fica mesmo por conta dos protetores e bloqueadores solares. Hoje já estão disponíveis inúmeras versões que são ideais para peles oleosas e sensíveis E há também uma grande diversidade de FPs (fator de proteção solar) para atender todos os tipos de pele. 



e exige cuidados dobrados

......Os termômetros já apontam temperaturas mais altas também na região sul do país. E o problema maior é que, nesta época do ano, quando as pessoas deixam seus escritórios em direção à praia, em sua grande maioria negligenciam alguns cuidados básicos com a pele. "O uso de protetor solar e hidratante tem de ser bem observado. Peles claras estão mais sujeitas tanto a fortes queimaduras (no melhor estilo "camarão"), como ao envelhecimento precoce e aparecimento de câncer de pele depois dos 40 anos. Os efeitos do sol podem ser usados a favor das pessoas, desde que sejam respeitados os horários menos nocivos de exposição e haja atenção especial com relação aos cuidados necessários", diz o doutor Marcos Grillo - PhD em Cirurgia Plástica, de Curitiba.
......Além da proteção e hidratação da pele, Grillo diz que uma boa alimentação e a prática constante de exercícios são uma boa influência para a aparência em geral. "Mesmo os amantes de refrigerante devem aumentar a ingestão de água. Dois litros por dia são o suficiente para manter o corpo hidratado e a pele viçosa. Além disso, a ingestão de muitas frutas e saladas de folhas faz muito bem, na medida em que garante as fibras e vitaminas necessárias para se alcançar uma beleza natural. É imperativo cuidar da saúde para
se manter a beleza exterior."
......O especialista diz que essa é uma regra geral a ser seguida durante todo o ano, e aconselha: "Nessa época em que todos estipulamos novos propósitos e metas a cumprir durante o ano que se anuncia, nada melhor do que nos impormos uma alimentação mais saudável, o abandono do cigarro - que muito contribui para o envelhecimento -, adotar definitivamente rituais de beleza que incluem limpar, tonificar e hidratar a pele e, por fim, incluir o uso do protetor solar diariamente. Claro que as pessoas continuarão a lançar mão dos recursos da medicina estética, mas essa mudança de comportamento muito contribuirá para se alcançar ótimos resultados e mantê-los".