dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l CPI do MST apresenta hoje relatório final | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CPI do MST apresenta hoje relatório final

Relator da Comissão pretende encerrar as investigações na próxima semana

Da Agência Câmara

O relator da CPI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), deputado Jilmar Tatto (PT-SP), apresenta hoje seu relatório final. Mesmo com mais de 100 requerimentos em pauta, Tatto quer votar o relatório já na próxima semana e encerrar os trabalhos.


A maioria dos requerimentos, segundo ele, é ilegal e foge ao objeto da CPI, que foi instalada em dezembro de 2009 para investigar irregularidades em convênios entre a União e entidades vinculadas ao MST.

Jilmar Tatto acusa a oposição de ter abandonado a CPI, que classificou de desnecessária e não serviu nem como palanque.

- Vou pedir que o TCU (Tribunal de Contas da União) continue verificando a prestação de contas dos convênios de órgãos do governo federal com as entidades ligadas ao campo, e que crie mecanismos de controle mais apropriados para ninguém ser penalizado por falta de regras mais claras de prestação de contas.

Ele antecipou que irá propor um projeto de lei com procedimentos mais claros para os convênios do governo com entidades da sociedade civil.

A oposição, contudo, quer mais tempo para concluir as investigações. O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) quer ouvir técnicos do TCU que analisaram os convênios e representantes do MP (Ministério Público) nos Estados onde foram identificadas irregularidades. Ele defendeu a quebra de sigilo bancário de entidades que firmaram convênios nos últimos anos com o governo federal, para identificar se houve repasses de verbas ao MST.

Lorenzoni já pensa em pedir a prorrogação dos trabalhos da CPMI:

- Ela termina no final de julho, mas nada impede que seja prorrogada até janeiro de 2011. Assim, haveria tempo mais do que suficiente para todas as pessoas serem ouvidas e os documentos serem analisados pelos técnicos da CPMI.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.