dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Dicas do Windows 7: como modificar o uxtheme.dll para instalar qualquer tema | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dicas do Windows 7: como modificar o uxtheme.dll para instalar qualquer tema

Além dos temas oficiais disponibilizados pela Microsoft, você também pode instalar outros pacotes que alteram elementos da Área de Trabalho. Saiba como com mais um tutorial do portal Jacir Holowate!

Apesar de o Windows 7 disponibilizar a utilização de temas para personalizar a sua Área de Trabalho, as alterações feitas por estes pacotes modificam apenas o plano de fundo, a coloração da Barra de Ferramentas e, em casos, os sons do sistema. Porém, para quem prefere deixar o computador com um visual único e condizente com seu gosto pessoal, estes pacotes oficiais lançados pela Microsoft deixam muito a desejar pela pouca diferença entre os temas.


Aos mais audaciosos, fica a dica: é possível customizar o seu Windows 7 com muito mais liberdade do que é permitido nos pacotes tradicionais utilizando apenas um programa para alterar um arquivo. Confira agora neste tutorial como e deixe o seu PC da maneira que você realmente quer.
Menu Iniciar alterado
Como faz?
Antes de qualquer coisa, é aconselhado que você crie um ponto de restauração do sistema. Por quê? Caso alguma coisa dê errado ou acontecer de você arrepender-se da mudança, basta retornar para as configurações antes da modificação.
Universal Theme PatcherPara fazer essas alterações avançadas nos temas, é necessário que você altere o arquivo uxthem.dll. Este pequeno documento do sistema é o responsável por todas as mudanças na aparência do Windows e, para mudá-lo, você vai precisar do programa Universal Theme Patcher.
O aplicativo já é um velho conhecido de quem já personalizou temas nas versões anteriores do sistema operacional. Para quem ainda não o possui, ele pode ser baixado aqui no portal Jacir Holowate através deste link. Só fique atento para a versão do seu Windows, já que ele possui arquivos para o 32 e 64 bits. Outro cuidado que deve ser tomado é em relação à versão do Windows 7. O programa não funciona na versão RC do SO, portanto saiba exatamente com o que você está trabalhando para evitar dores de cabeça.


Mãos à obra


Logo ao iniciar o Universal Theme Pack, selecionar o idioma e clicar em “Sim” para a mensagem que abre em seguida, a janela principal do programa aparece. É nela que você vai modificar a configuração do DLL. Para isso, você deve clicar nos três botões “Patch” localizados na parte esquerda da tela. Ao alterar todos os arquivos, o programa pede para reiniciar o computador. Clique em “Sim”.
Interface do Universal Theme Patcher.
Agora você precisa de um tema para instalar. Fique atento para saber se ele é exclusivo para o Windows 7, caso contrário não conseguirá instalá-lo. Aqui no próprio portal Jacir Holowate você encontra vários, como o SG9 Designs Special Edition, que é o utilizado neste tutorial.
Ao descompactar o pacote, dependendo do documento, você encontra algumas pastas e arquivos de tema. Ao encontrá-los, copie-os dentro do diretório "Themes" em "Resources" (pode ser encontrado facilmente ao digitar em C:\Windows\Resources\Themes na Barra de Endereços do Windows Explorer). Após isso, basta selecionar o tema na janela de Personalização, como qualquer outro.
Pasta de Temas
Com isso, além de papéis de parede, outros elementos podem ser alterados, como “gadgets”, o estilo da Barra de Ferramentas e o próprio Menu Iniciar. Agora é só procurar um tema que seja mais a sua cara, instalá-lo e aproveitar ao máximo o novo visual do seu computador.
Barra de Tarefas alterada

E aí, gostou deste tutorial? Conte nos comentários qual o tema que melhor se adapta ao seu dia a dia e ao seu estilo!

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.