dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

China diz que proposta de redução de emissões é inegociável

clima 300x200 China diz que proposta de redução de emissões é inegociávelA China afirmou em Copenhague que sua proposta de cortar as emissões de CO2, entre 40% e 45% até 2020 frente aos níveis de 2005, “não é negociável”.

O subdiretor da delegação chinesa na Cúpula da ONU sobre Mudança Climática, Yun Qingtai, afirmou que seu governo não se deixará “pressionar” pelos países desenvolvidos, seja para aumentar essa meta ou para incluí-la em um acordo internacional vinculativo.

China afirmou que sua proposta de cortar as emissões de CO2, entre 40% e 45% até 2020 frente aos níveis de 2005, “não é negociável
China afirmou que sua proposta de cortar as emissões de CO2, entre 40% e 45% até 2020 com base em 2005, “não é negociável”

Para ele, as negociações da cúpula devem ser delineadas pelo Protocolo de Kioto (1997), que só obriga os países ricos a reduzirem emissões, e citou a Conferência de Bali (2007), que estabelece que os cortes nos países emergentes devem ser de caráter voluntário.

“A China não aceitará nenhum acordo que saia do caminho marcado por Bali”, afirmou o representante chinês, para quem as nações industrializadas estão tentando “matar” o documento de Kyoto.

Yun Qingtai qualificou ainda de “injustos e irracionais” os pedidos da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos, que querem um maior compromisso de Pequim.

Os 192 países reunidos em Copenhague buscam um acordo internacional de redução de emissões poluentes para substituir o Protocolo de Kyoto, cuja primeira parte expira em 2012.

Fonte: Folha online

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.