dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l HOMEOPATIA NO BRASIL | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

segunda-feira, 29 de março de 2010

HOMEOPATIA NO BRASIL

INTRODUÇÃO

A homeopatia veio, por méritos próprios de sua capacidade terapêutica, e por mérito daqueles que a desempenham, se tornar uma opção concreta e coerente dentro do panorama médico brasileiro atual.

O Brasil hoje é, talvez, o país com maior número de médicos homeopatas do mundo. Não somente em quantidade, mas em qualidade, graças aos bons cursos de formação, aliado a uma boa atuação da Associação Médica Homeopática Brasileira, e também a uma boa relação com os farmacêuticos homeopatas, que por sinal, tornam possível os tratamentos oferecendo medicamentos com boa padronização de preparação e fonte das matérias primas tinturas mães confiáveis.

Isto não aconteceu por acaso! Houve muito esforço, trabalho, dedicação, pionerismo, e por que não dizer, sentimento de mártir, em muitos homeopatas, pois a opção pela homeopatia, não raro vem acompanhada por ostracismo.

Vamos abordar um pouco deste país maravilhoso, de desponta cada vez mais como uma nação que muito pode, mas tem que caminhar um pouco mais para poder frutificar tudo o que pode.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Para tanto vamos lembrar que o Brasil é um pais de dimensões continentais, o 4º em tamanho contínuo. Atualmente com uma população estimada em cerca de 165.000.000 habitantes. Foi descoberto em 1500, por Pedro Álvarez Cabral, completando este ano 500 anos de descobrimento pelo europeu. Antes disto era habitado por civilizações indígenas, principalmente por 2 tribos: Tupi e Guarani. Colonizado pelos portugueses, que o transformou em uma colônia de extração. Para aqui mandavam os condenados.

Os portugueses extraíram muitas de nossas riquezas, como madeira, pau brasil, ouro, pedras preciosas e depois plantaram a cana de açúcar. Depois de 1808, com a abertura dos portos, quando a família real portuguesa veio para o Brasil, fugindo de Napoleão Bonaparte (Don João VI), o Brasil começou a se tornar um país, passou a ter comércio internacional e foi se instalando como Nação .

Teve sua independência (!) proclamada em 1822, pelo então príncipe Don Pedro I, que instalou uma monarquia no país, que se estendeu até 1889, com a proclamação da República. Baseada no modelo americano, onde até o nome nos Estados Unidos da América foi inspirado: Republica Federativa dos Estados Unidos do Brasil.

A escravidão foi abolida (!) no país em 1888.

Essencialmente um país agrícola, no início do século contou com vários ciclos de imigração, principalmente européia e japonesa. Mão de obra para lavoura, que antes contava com os escravos. Destaca-se a imigração Italiana e Alemã. Existem alguma cidade no estado de Santa Catarina que falam o alemão como língua corrente.

A industrialização se iniciando somente depois da quebra da bolsa de Nova York (1929). A primeira fábrica de automóveis foi a VolksWagen, em 1960. Depois chegou a Mercedez Benz com a produção de caminhões.

Mapa do  Brasil com capitais dos Estados
Mapa do Brasil com capitais dos Estados

Nas duas ultimas décadas o Brasil tem se destacado no cenário mundial tanto no aspecto econômico como no político, como uma nação de futuro, como a principal economia da América Latina e com possibilidade de se tornar um dos maiores mercados mundiais, tanto de produção como de consumo.

CAMPINAS

Cidade onde os autores moram e praticam a homeopatia.

É uma cidade com aproximadamente 1.000.000 de habitantes, localizada a 90 km de São Paulo. É a maior cidade do Estado de São Paulo, depois da Capital, possui um elevado padrão de qualidade de vida. Pólo de uma região metropolitana formada por 22 cidades e 2.000.000 de habitantes. Campinas é o centro da mais rica e dinâmica região administrativa do Estado de São Paulo.

Atualmente Campinas tem uma área de 801 quilometros quadrados, (fonte - Fundação SEADE, 1993) com cerca de 910.663 habitantes (fonte - SEPLAMA/DEPLAN). O município possui quatro distritos: Joaquim Egídio, Souzas, Barão Geraldo e Nova Aparecida.

A economia regional foi marcada inicialmente pela lavoura canavieira e a indústria açucareira, com uso significativo de mão-de-obra escrava. A economia passou gradativamente, da monocultura açucareira para a monocultura cafeeira no início do século XIX. Em 1830, o café já estava consolidado na região, de modo que em 1854 havia em Campinas 117 fazendas com a produção anual de mais de 300.000 arrobas de café. A seguir vieram os imigrantes europeus, substituindo, gradualmente, a mão-de-obra escrava nas fazendas, nas ferrovias.

Aos poucos, apesar de ser uma sociedade conservadora devido à monocultura, ao patriarcalismo e a escravidão, o acúmulo de capital gerado pela agricultura desenvolveu o setor terciário (comércio e finanças), criando a infra-estrutura capaz de organizar o crescimento industrial a partir do final do século XIX.

Tem um passado de artes também, come grande nomes, sendo o mais conhecido o de Carlos Gomes, que compôs a ópera "O Guarani".

Atualmente tem 3 Universidades, 1 publica (UNICAMP) e 2 particulares (PUCC e UNIP), 2 faculdades de medicina, sendo que a Unicamp já possui um setor de homeopatia no departamento de Clínica Médica.

Na Sociedade Médica local (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), temos o Departamento de Homeopatia constituído desde 1988. Atualmente, na região de Campinas (cidade e arredores) existem cerca de 100 médicos praticando a homeopatia. Cerca de 30 farmácias de homeopatia, sendo que a maioria (95%) manipulam seus medicamentos no local, o que faz com que cerca de 100.000 pessoas sejam pacientes ou simpatizantes da homeopatia nesta região.

Varias companhias internacionais se instalaram nesta região: Bosh, Rodhia, Mercedes-Benz, Honda, Toyota, Singer, além de Motorolla, Lucent, Valeo, e muitas outras, particularmente na área de telecomunicações.

O clima é bom, bem mais quente e com menos chuvas que São Paulo. Duas estações se definem nesta região: verão e inverno, onde a temperatura nunca chega aos 5 graus centígrados. Região de muito vento.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.