dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Mãe e filha no divã | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

sábado, 20 de março de 2010

Mãe e filha no divã

Como entender sua mãe e fazer com que ela também a entenda? tudo isso sem brigas e discussões


Foto: mãe


É preciso primeiro obedecer as regras impostas por sua mãe para que ela te entenda em certos casos

----- PAGINA 01 -----
Só o diálogo pode equilibrar essa difícil relação. Num momento, vocês estão rindo juntas, vendo TV e conversando sobre seus paqueras! No outro, brigam, se irritam e uma diz à outra coisas horríveis, que nem queria dizer, mas escaparam na hora da raiva. Idenficou-se, né? Pois saiba que essa mistura de amor e ódio é muito comum nas relações entre mãe e filha. Perguntamos à psicóloga Sandra Vasques, do Instituto Kaplan - Centro de Estudos da Sexualidade Humana, se há uma solução para essas brigas. Ela respondeu que sim. Veja as dicas



1. Ser responsável


Sua mãe precisa entender que o contato com novos valores e realidades diferentes é necessário para você crescer. É natural que ela tenha medo de "soltar" a filha para administrar, sozinha e aos poucos, a própria vida. Porém, você pode ajudá-la, mostrando que vai se basear naquilo que ela te ensinou para fazer tudo: desde atravessar a rua até perceber as pessoas boas e ruins à sua volta.


2. Entender os limites

Pode não parecer na hora que você recebe um "não", mas a sua mãe só quer o seu bem e, sendo a responsável por você, cabe a ela decidir o que será permitido ou não. Entender por que determinado limite está sendo colocado é essencial. Então, com calma, conversem. O diálogo é necessário nesse momento. E você precisa mostrar que é muito responsável para ter liberdade.
3. Conversar


Não é só na hora da briga que o diálogo é importante, não. Mãe e filha devem conversar sobre tudo sempre! Às vezes, a mãe tem receio de falar de certas coisas por entender que pode estimular e incentivar a filha, em vez de alertar. Mas não tem jeito: tem de ter o diálogo. Quando não há a possibilidade de dialogar, outras formas de instrução devem ser adotadas, como livros e jogos.


4. Conhecer as regras


Até os 10 anos, você aprende, aceita e se conforma com os ensinamentos dos seus pais. A partir daí, passa a ter uma turma e descobre que cada um é criado de um jeito. Surgem os conflitos entre as regras da sua casa e as da casa dos amigos. Mas você sabe que cada família é de um jeito e que precisa se entender com a sua, encontrando um consenso, o que acontecerá com diálogo.


Depoimento


"Brigo com minha mãe para poder ficar na internet até tarde, comprar roupas, sair com as amigas. Eu só posso sair na sexta-feira. Ah, e também porque ela me leva e traz de todos os lugares. É um saco! Ela tem medo de que façam alguma coisa ruim comigo."

Gabriella Gomes, 14 anos, Jacareí, SP

1 comentários:

FRAN disse...

É MEIO COMPLICADA ESSA RELAÇÃO ENTRE MÃE E FILHOS,PRA ALGUMAS PESSOAS,MAIS EU CONFESO Q A MINHA É DE MUITA CONFIAÇA,AMIZADE,Ñ TENHO PROLEMA COM MINHA MÃE.ADOREI SUA MATERIA,PQ ELA FALAR COMO TEM Q SER A RELAÇÃO ENTRE MÃE E FILHOS.

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.