dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l netCoalition: Facebook e Google prometem blecaute | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

netCoalition: Facebook e Google prometem blecaute

Além dos famosos sites, o Senado americano recebeu carta assinada por engenheiros que participaram do desenvolvimento da internet

Se um blecaute de Google e Facebook é apenas "a ponta do iceberg" na reação, o outro lado deve ter motivos no mínimo muito bons para protestar tanto. É importante afirmar que essa oposição não é, em momento algum, a favor da pirataria, mas luta contra as tantas mudanças que a aprovação da lei traria para a vida na web. Aliás, as ações contra a Sopa são tantas que até mesmo foi mandada ao Senado uma carta assinada por 96 engenheiros que ajudaram a construir o que hoje entendemos por internet, afirmando que a lei só causaria danos à rede.

A maior das acusações é a que envolve um conceito muito delicado, que é a censura. A mídia estadunidense tem inclusive feito comparações dessa situação com a comunista China, que vigia e limita os acessos feitos em seu território. Para que a nova regulamentação funcionasse, seria necessário um grande monitoramento do conteúdo postado na web, algo complicado de ser feito não só do ponto de vista tecnológico, mas também ético - já que a lei viola a privacidade do usuário, pode ferir a liberdade de expressão e é toda baseada em acusações passíveis de julgamento (qualquer um poderia fazer uma acusação, mas nem todo mundo conhece os parâmetros certos para fazer isso).
Empresas contrárias à lei ? como Facebook, AOL, eBay, Foursquare, Google, Twitter, PayPal e Wikimedia prometem blecaute
Empresas contrárias à lei, como Facebook, eBay, Google, Twitter, PayPal e Wikimedia, prometem blecaute
E como ficam os websites que hospedam conteúdo postado por usuários, como as redes sociais? Pois é, a projeção é que, se a Sopa entrar em vigor, nomes como Flickr e Vimeo logo serão banidos e, possivelmente, acabarão encerrando suas atividades. Isso prejudicaria também os domínios que hoje estão protegidos pela DMCA, que prevê um "porto seguro" para justamente esses grandes sites com conteúdo social.
Até aqui, já dá pra entender por que as empresas da NetCoalition estão protestando ativamente. AOL, eBay, Grooveshark, Zynga, Craigslist e foursquare são algumas das marcas que tem seus futuros em jogo, ficando à mercê das acusações de infringir os direitos de reprodução do conteúdo publicado por seus usuários - já que a responsabilidade sobre o que é postado cai agora sobre elas.
Pra piorar a situação, o novo processo de banir os acessos a um endereço compromete a integridade do DNS, o sistema que rege a maneira com que a internet funciona hoje. O que deixaria a web menos segura aos ataques de hackers. Além de tudo isso, a oposição à Sopa alega que, no fim das contas, as novas medidas teriam pouca eficiência no combate à pirataria, já que esses sites fora-da-lei não teriam dificuldade para encontrar novos domínios, dentro ou fora dos EUA, e novamente hospedar e proliferar seu conteúdo, pouco tempo depois do bloqueio.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.