dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l A influência do Sopa para os usuários brasileiros | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A influência do Sopa para os usuários brasileiros

Com a aprovação do projeto nos Estados Unidos, diversos serviços podem ficar indisponíveis - e o governo brasileiro pode querer copiar a ideia

Desde que a internet se tornou popular nos anos 90, muito se fala sobre a "terra de ninguém" que a rede parece ser, em uma cultura de constante desrespeito à propriedade intelectual e aos direitos reservados - daí a urgência de uma resolução ter gerado uma proposta tão radical. A rapidez da aceitação da Sopa na Câmara gerou, por outro lado, a resposta imediata da oposição, que, por menos responsável que seja pela pirataria, tem se mostrado negligente ao fazer pouco ou nada para impedi-la em seus servidores.

Para o usuário brasileiro, a aprovação da lei poderia implicar em duas situações. Uma delas é o desaparecimento de sites e redes sociais que teriam suas portas fechadas, ao serem bloqueadas nos Estados Unidos - o país de onde vem a maior parte de sua renda. A segunda é a aceitação da comunidade internacional que se espelha nos país quando o assunto é internet, o que poderia gerar medidas semelhantes em vários cantos do mundo e, talvez, no Brasil também.
A aprovação da lei pode refletir uma tentativa de adaptação aqui no Brasil
A aprovação da lei pode refletir uma tentativa de adaptação aqui no Brasil
A velocidade com que tudo tem acontecido mostra que em breve teremos um veredicto na questão. Caso a Sopa seja aprovada, veremos a tentativa de adaptação e sobrevivência dos sites americanos dentro das novas regras. Se ela for negada, a indústria do entretenimento nos EUA (ou seja, a Hollywood dos filmes, música e TV) terá sofrido mais uma derrota e precisará arrumar outra forma para combater seus prejuízos.
Enquanto isso, a produção deverá ser diminuída ou até mesmo interrompida temporariamente. Alguém se lembra da greve dos roteiristas em 2007? Eles estavam protestando justamente por não serem pagos pelas exibições na rede, deixando na mão o próprio público que não quis pagar pelas obras e optou pela pirataria.
Greve de roteiristas em 2007 deixou fãs (pirateiros ou não) sem suas séries favoritas
Greve de roteiristas em 2007 deixou fãs (pirateiros ou não) sem suas séries favoritas

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.