dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Tutorial PeerCast | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Tutorial PeerCast

Programa de transmissão de rádio e TV via redes P2P, sem limites de ouvintes e velocidade

Onde Baixar o PeerCast ?
 Para baixar o PeerCast basta você acessar http://www.peercast.org/ em downloads baixar a ultima versão, e o plug-in para o winamp.


Como configurá-lo?
 Após instalado em seu computador com ele executado basta você configurar o seu encoder para transmitir em localhost (rede local) e pela porta 7144 (porta padrão do Peercast).

OBS.: Com o PeerCast você poderá transmitir nos seguintes formatos: MP3, OGG Theora/Vorbis, WMA, WMV and NSV, quanto aos formatos MP3 Pro e AAC+ andei testando mas não obtive resultados.

Configurando o Servidor PeerCast
Primeiramente quando você inicia o programa você tem que configurá-lo para ser ultlizado, para isso siga os passos:
Clikar com o botão direito sobre o icone do PeerCast (na barra de tarefas próximo ao relógio) ir em advanced e clikar em setings
Irá abrir uma página html de Setings (configurações)
Você SOMENTE IRÁ MUDAR EM BASIC SETINGS AS INFORMAÇÃO ESPECIFICADAS ABAIXO , NÃO ALTERE NADA MAIS DO QUE ESTEJA DESCRITO ABAIXO:
Em Basic Setings
Port: 7144
Password: Coloque ai a senha que você quer, lembre-se que esta senha você tem que usar a mesma no encoder.
Max Relays: Deixe em 2
Max. Direct streams: coloque o número de ouvintes que você quer que se conectem simultaneamente ... Tipo, coloque um número alto, exemplo: 1000.
Languagem: escolha a linguagem, escolher de preferencia English (ingles) por ser a mais facil de interpretar das linguagens oferecidas pelo programa.
Após isso clike em Save Settings
Após isso clike com o botão direito do mouse novamente sobre o icone do PeerCast e vá em Advanced e Show Gui e Clique em Enable. Digite a mesma senha em Password ao lado e clike em Disabled.
Pronto! :) o PeerCast está configurado, dai é só você configurar o seu encoder como descrito em como configurá-lo.!


Comandos do PeerCast

Agora Vou Explicar o Programa Passo-a-Passo para os iniciantes:
Quando você clica com o botão direito do mouse em cima do icone do PeerCast na barra de tarefas (próximo ao relógio) abre um menu com os seguintes itens: Advanced, PopUp Mensagens, Help e About.

Advanced

Em advanced você encontra os principais comonandos de transmissão para o PeerCast que são eles:

Information: Exibe as informações gerais da transmissão como número de conexões, banda ultlizada e informações diversas do servidor !

Relayed Channel: Exibe os canais que você está transmitindo e ouvindo, para diferenciá-los, basta ver em status os canais que estiverem o status BROADCAST, são os canais seus que estão transmitindo. Os demais, que aparecerem são os que você está ouvindo.
OBS.: Caso você não esteja transmitindo ou ouvindo nada, não aparecerá nada. Somente uma página em branco.

Broadcast: Serve para adicionar uma web rádio que esta transmitindo por outro sistema ao sistema do PeerCast, esta opção só serve para as rádios que estão no ar trasmitindo por outro sistema tipo shoutcast ou icecast dai é só você completar com as informação para adicioná-la ao sistema do PeerCast.

Conections: Exibe as conexões de ouvintes , servidor, e relayed do Peercast, exibe informações como duração da conexão, ip e porta da conexão e por qual agente, ou player o ouvinte está conectado.

Setings: Configurações gerais do PeerCast. Exibe informações como senha, linguagem e protocolos de rede ultlizados.

Show GUI: Mostra a interface em modo GUI ( Imagem) das conexões e transmissões pelo PeerCast.

Pop Up Mensagem
Serve para ativar e desativar as mensagems de aviso do PeerCast quanto a transmissão e a recpção.
Help
Exibe o arquivo de ajuda do PeerCast em inglês
About
Exibe os direitos autorais sobre o PeerCast
Exit
Use para sair do programa em Yes sai do programa em NO fica com o programa sendo executado.
Quando você clica com o botão direito ou esquerdo em cima do icone do PeerCast na barra de tarefas (próximo ao relógio) abre um menu com os seguintes itens:
Rádios que você esta transmitindo ou recebendo com as opções de Play para ouvir a rádio, URL para visitar o siste da radio e Info com informações gerais sobre a rádio que está sendo transmitinda ou recebida.
Yellow Page
Abre uma página com todas as rádios e TV que transmite pelo sistema do PeerCast, organizadas por maior a menor número de ouvintes e generos.
-------------------------------------------------------
Show Gui
Nesta tela apresenta informações como: Port, Password, Max Relayded , Relays, DJ, Conections e Outros.
Vamos citar os mais importantes
DJ
Digite uma mensagem para aparcer no player do ouvintes e clique em DJ , note que os itens ficam esmaecidos quando você clika em DJ isto é normal para que seje exibido a mensagem nos players.

Conections
Exibe as conexões do servidor, Relays e Servidor.
Direct Connect - Exibe isto quando você mesmo, no mesmo pc esta ouvindo a sua programação ou esta conectado a ela.
CIN-Conected - Exibe os usuários conectados.
Cout- Conected - exibe tambpem os ouvintes conectados.
Server Listings - exibe a execução do servidor.

Todos estes itens acima exibe sempre o ip e o limite de conexões que os usuários conectados suportam ou não.
Quando aparecer 0/0 isto quer dizer que o usuário que está ouvindo a sua rádio não tem limites de conexões simultaneas. Estas mesmas informações você também encontra em conected como mostrado anteriormente.

Como Ouvir uma rádio pelo sistema do PeerCast?
Para ouvir uma rádio no sistema do PeerCast, você deverá ter obrigatóriamente o programa instalado (o ouvinte também deverá ter o programa instalado no seu pc) e o plug-in para o winamp (recomendável) e obvio, o winamp. Tendo isso, você poderá ouvir qualquer rádio ou TV do PeerCast. Para baixar o PeerCast basta ir no site http://www.peercast.org/ em downlods lá tem o programa e o plug-in. Winamp, basta ir em http://www.winamp.com/ para baixar a ultima versão.

Link do audio (LEIA COM ATENÇÃO ESTA PARTE)
Está parte é uma das grandes dificuldades encontradas no PeerCast, o link do audio, pois o PeerCast não possui um link fixo para ouvir a sua radio, não adianta voce redirecionar em sistemas tipo NO-IP e outros... Isto não irá adiantar, porque cada vez que você conecta no sistema do PeerCast ele gera uma ID com de 32 caracteres entre letras e números. Exemplo: se você fizer uma parada nas transmissões e recomeçar, esta ID muda, dá para você colocar ela em site e tudo mais, mas, a cada vez que você reconectar, sempre terá que mudá-la no seu site. Toda vez que a trasmissão for reiniciada.
Isto se aplica independente de qual for a situção , tanto para  IP fixo, quando dinâmico redirecionados em sistemas ditopo NO-IP e outros, tem que ser daquele jeito como vou descrever abaixo e ainda o ouvinte também deverá ter o programa instalado em seu pc!

Vejamos agora a formação do link !
peercast://pls/13E99C26D668E5D27263CFF148D21693?tip=201.14.174.213:7144

A explicação sobre o mesmo:
peercast:// -->> Chama o PeerCast para a recepção da rádio ou TV.
pls -->> Diretório do peercast onde estão as listas de reprodução.
13E99C26D668E5D27263CFF148D21693 --->> ID aleatória como expliquei acima.
?tip=201.14.174.213:7144 -->> IP da trasmissão no caso o seu ip e a porta da trasmissão no caso do PeerCast a 7144

O Link ainda pode ser desse tipo !
http://localhost:7144/pls/13E99C26D668E5D27263CFF148D21693.pls
http:// --->>> protocolo usado na transmissão/recepção.
localhost:7144 --->>> endereço da transmissão no caso do PeerCast identifica como rede local e a porta de transmissão padrão
pls -->> Diretório do peercast onde estão as listas de reprodução
13E99C26D668E5D27263CFF148D21693.pls --->>> ID aletória como expliquei acima + extenção para a reprodução no winamp (.pls).
Por estas duas URL você poderá ouvir a sua radio pelo sistema PeerCast a primeira, você encontra muito ela nas Yelow Pages é o sistema por lá adotado já a segunda, você encontra em relays channel no próprio programa.

Yelows Page
É o diretório do PeerCast onde estão listada todas as rádios lá temos umas informações bastantes interressantes que são elas:
Play -->>> Link para ouvir a radio
Nome da emissora , genero e música que esta sendo tocada e a última tocada ---> mostra o nome da rádio ou TV, o genero da mesma e as músicas que estão sendo tocada e a última que foi tocada
Numero de ouvintes e relays --->>> exibe o número de ouvintes que estão conecatados e o número de relays que estão sendo usados.
Chat/ Estatisticas --->> exibe um mural de recados para os ouvintes enviarem suas mensagem e um relatório de estatisticas onde aparece o número max e min de ouvintes por hora, todas as músicas tocadas, ainda permite que o ouvinte votem na música e ...etc...
Velocidade da transmissão --->> Mostra a velocidade da transmissão da rádio ou TV
Tipo de transmissão --->> Mostra o tipo de transmissão que esta sendo relizada nos estilos ogg, mp3 , nsv, etc...

 Como eu saberei quantos ouvintes estão conectados à minha rádio ??
Para saber isso basta você ir em information pelo programa como esta mostrado acima em conections, mostra o número de conenxões por porta e diretórios de trasmissão  do PeerCast.
Dica Importante
Na sua rádio para ser fácil achá-la no sistema do PeerCast, coloque em gereros uma das seguintes:   Alternative, Ambient, Anime, Blues, Classical, Comedy, Country, Dance, Electronica, Funk, Game, Hiphop, Japan, Jazz, Latin, Metal, Pop, Punk, Radio, Rap, Reggae, Religious, Rock, Sports, Talk, Techno, Trance, TV, Various, Weather, World, 60s, 70s, 80s. Isto facilitará a localização e você com isso ganhará mais ouvintes!

LEIA COM ATENÇÃO E SIGA OS PASSOS DESSE TUTORIAL , QUE TUDO DARÁ CERTO.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.