dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l O que é Quarentena? | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

domingo, 22 de agosto de 2010

O que é Quarentena?

Quem nunca se viu em dúvida sobre a saúde do seu PC? Assim como relacionamos com máquinas conceitos antes só usados para seres vivos, o fazemos também com computadores. O termo “quarentena” era usado em casos onde o paciente (humano) necessitava de isolamento, pois não se sabia se a doença que o afligia era contagiosa.
No nosso caso, o paciente é o computador. Quando não se tem certeza de que um arquivo ou programa está infectado com algum software malicioso, é necessário que ele seja colocado em quarentena, para que suas atividades sejam monitoradas e, caso seja detectada alguma atitude suspeita, possa ser verificada a existência de algum remédio para o problema.
Cada programa antivírus trata sua pasta de quarentena de uma forma diferente. A princípio o conceito de quarentena deve ser levado ao pé da letra por eles, pois só assim se pode confiar que, se houver algum vírus no arquivo isolado, ele não se espalhará para o restante do computador, nem o danificará, como uma epidemia.

Mantenha o antivírus atualizado

A função das definições de vírus do seu antivírus é manter uma base de dados atualizada contendo informações sobre os vírus existentes e seu comportamento. Desta forma o antivírus consegue identificar a ameaça e utilizar a “vacina” adequada para eliminá-la. Entende-se por vacina aquilo que o antivírus deverá fazer para que a ameaça seja excluída sem que o arquivo infectado seja inutilizado, nem maiores danos ao sistema.
A quarentena é aplicada quando um programa tem uma atitude maliciosa, mas seu antivírus não tem as informações necessárias para eliminar o vírus sem que o arquivo infectado seja danificado. Enquanto um arquivo está em quarentena, ele não pode acessar outros arquivos, pois geralmente a pasta de arquivos em quarentena é codificada, de modo que outros programas não tenham acesso ao arquivo suspeito, somente o antivírus.
Um arquivo permanecerá em quarentena enquanto o antivírus não receber (através das atualizações automáticas) a vacina necessária para eliminá-lo, ou enquanto você não mandar por sua conta que o antivírus remova o arquivo da quarentena. Neste caso você deve saber muito bem o que está fazendo, pois um comando errado poderá libertar o vírus.
Geralmente, um vírus recém-criado demora somente algumas horas para ter sua vacina descoberta. As empresas desenvolvedoras de programas antivírus trabalham praticamente 24 horas por dia, sete dias por semana, para que novos vírus tenham sua vacina pronta em pouco tempo. Como a probabilidade de que você seja infectado por um vírus nunca visto é relativamente pequena, provavelmente se o seu computador for contaminado, seu antivírus dará conta do recado. Porém, a possibilidade de ataque por vírus desconhecidos não é nula e para isto foi criada a quarentena.

Fidelidade não é sinônimo de segurança

Por fim, um conselho: mantenha-se sempre informado sobre os últimos lançamentos na área de programas antivírus. Muitas vezes um antivírus mais complexo e cheio de opções não é exatamente a melhor solução para o seu computador. Pesquise, ouça opiniões de pessoas que já utilizaram o antivírus que você está pensando em instalar em sua máquina. E principalmente, não pense que ser fiel a uma marca de antivírus vai manter seu computador seguro. A concorrência pode ter criado uma ferramenta melhor que a que você está utilizando. Portanto, fique antenado.

1 comentários:

marianesanntos disse...

nossa valeu as dicas eu não sabia como ativar o meu antivirus obrigada mesmo

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.