dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Princípios da dinâmica | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Princípios da dinâmica

1. (FATEC-SP) - Uma partícula de massa m é submetida simultaneamente e exclusivamente à ação de duas forças constantes perpendiculares e de mesma intensidade F. Calcule a aceleração da partícula.
 
   


2. (VUNESP) - A força de intensidade F atuando isoladamente no corpo de massa m produz uma aceleração resultante de módulo a. Se duas forças perpendiculares atuarem no corpo de massa m, conforme ilustra a figura, qual será a intensidade da aceleração resultante aR ?
 
     

3. (UNITAU) - Duas forças de 20 N cada uma atuam simultaneamente sobre uma partícula de massa 2,0 kg. Sabendo que as forças têm direção que formam ângulo de 120o, determinar:
    a) a aceleração da partícula;
    b) o ângulo formado entre a aceleração da partícula e uma das forças.
 
   
     

4. (FAAP-SP) - Um bloco de massa 8,0 kg é puxado por uma força de 20 N como mostrado na figura. Sabendo-se que a força de atrito entre o bloco e a superfície é de 2,0 N calcule a aceleração a que fica sujeito o bloco em m/s2.
     

5. (MED. ITAJUBÁ) - O bloco B, da figura abaixo, possui massa igual a 8,0 kg e está em movimento retilíneo sobre uma mesa plana e horizontal. A força, constante e de módulo igual a 18 N, aplicada sobre o bloco, é responsável pelo seu tipo de movimento. Sabendo-se que a aceleração do bloco é também constante, e vale 0,25 m/s2, qual será o valor da força de atrito entre o bloco e a mesa, medida em unidades SI?
 
     

6. (ENG. ALFENAS) - Sobre um livro de massa 2,0 kg atuam apenas três forças constantes: F1 = 4,0 N; F2 = 3,0 N e F3 = 5,0 N conforme o esquema a seguir, onde F1 e F2 são perpendiculares.
 
    Calcule:
    a) O módulo da força resultante sobre o livro.
    b) O módulo da aceleração adquirida pelo livro.
     

7. (FATEC-SP) - Um bloco está apoiado sobre uma superfície horizontal sem atrito e, inicialmente, em repouso. Aplica-se ao bloco uma força de intensidade menor que o seu peso, numa direção que forma um ângulo q (0o  θ 180o) com o eixo horizontal x.
 
    a) Qual a condição para que o bloco entre em movimento?
    b) Sendo m a massa do corpo, obtenha a intensidade da aceleração do bloco em função de F, m e q.
   

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.