dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Princípio da independência dos movimentos - FÍSICA | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Princípio da independência dos movimentos - FÍSICA

Uma pedra se desprende de uma montanha e  rola pela encosta, chegando à beirada de um penhasco com uma velocidade horizontal Vo. em virtude dessa velocidade inicial ela vai atingir o solo em um ponto P:
a) Sabendo que a altura do penhasco é de 20 m e considerando g=10m/s², calcule o tempo em que a pedra gasta para se deslocar da beirada do penhasco até o solo.


b)Supondo que Vo= 6 m/s, calcule a distância percorrida horizontalmente pela pedra do penhasco ao solo.

EXPLICANDO

a)
Na direção vertical temos um MUV. Para determinar o tempo de queda podemos usar a equação:

H = gt²/2

20 = 10t²/2

20 = 5t²

t² = 20/5

t² = 4

t = √4

t = 2 s

b) Na direção horizontal temos um movimento uniforme. Portanto podemos utilizar a equação:

d = Vo*t

Substituindo os dados:

d = 6*2

d = 12 m





Não sei se vou conseguir te explicar muito bem, mas vou tentar...
O objetivo da Física não é o de complicar as coisas e, sim, o de procurar as respostas porque determinados fenômenos acontecem e, se possível, explicar isso de uma forma o mais simples possível.
Tomemos como exemplo, o seu caso da "pedra caindo".
Vamos supor que, antes do início da queda, a pedra se desloca num plano que é paralelo ao chão; ou seja, que a parte lá de cima do penhasco é um plano, lisinho e sem atrito.
O que faz com que a pedra caía é a ação da força da gravidade e esta atua perpendicularmente ao solo: ou seja, não existe qualquer contribuição da força da gravidade com qualquer tipo de movimento paralelo ao chão. Você mesmo nunca deve ter visto, por exemplo, os seus cadernos escorregando e caindo do centro de sua mesa por causa da força gravitacional, claro que tirando todos aqueles casos em que você inclinou esta mesa ou no qual esta não era paralela ao chão...!
No caso desta pedra caindo é a mesma coisa: a força da gravidade não afeta qualquer tipo de movimentação paralela que a pedra possue antes da queda. Se está pedra possue uma certa velocidade Vo paralela ao solo, está pedra continuará se movimentando neste sentido paralelo mesmo durante a sua queda.
A única coisa nova aqui é que ela começa a cair por ela não ter mais o apoio do penhasco, já que ela sempre esteve submetida ao campo gravitacional.
O que deve ficar claro aqui é que um movimento não tem nada a ver com o outro devido ao fato de a força gravitacional atuar de maneira perpendicular ao solo, portanto, não afetando qualquer tipo de movimentação paralela a este.

É isso

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.