dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Fla e Bota fazem semifinal de velha rivalidade com novos elementos | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fla e Bota fazem semifinal de velha rivalidade com novos elementos

O carnaval no Rio vai ganhar um prolongamento. Mas apenas para uma torcida. Flamengo e Botafogo jogam nesta Quarta-Feira de Cinzas, às 21h50m no Maracanã, para decidir quem vai enfrentar o Vasco, domingo, pela final da Taça Guanabara.

A Rede Globo (para o Rio de Janeiro) e o canal PFC (para todo o Brasil) transmitem ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 21h50m (de Brasília).

A partida desta quarta é apenas mais um capítulo de uma antiga rivalidade regional que se acentuou nos últimos anos. As duas equipes decidiram as últimas três edições do Campeonato Carioca, sem contar as finais de turnos. Em todas as ocasiões, o time da Gávea saiu vitorioso.

E o favoritismo mais uma vez pende para os rubro-negros. Porém, apesar de os dois times possuírem uma base que escreveu a história recente deste clássico, as atenções estarão voltadas para outros personagens que podem fazer a diferença.

Para começar a falar de todos os atrativos do clássico, vale ressaltar que os dois treinadores terão a sua força máxima em campo. Sem desfalques, o duelo no banco de reservas fica a cargo de Joel Santana e Andrade. O treinador do Botafogo enfrenta o Flamengo pela primeira vez desde que trocou, em 2008, a Gávea pela seleção da África do Sul, além de estar do lado oposto ao do seu auxiliar-técnico daquela época.

Dos últimos 30 jogos entre Flamengo e Botafogo, os números apontam uma disparidade que marcou a história do duelo. Foram 14 vitórias rubro-negras, 13 empates e apenas três vitórias alvinegras. Desde 2006 a rivalidade aumentou. O Flamengo foi tricampeão carioca (2007/08/09) diante do rival desta quarta-feira, tendo os titulares Bruno, Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Juan e Toró. Pelo lado de General Severiano, Leandro Guerreiro, Lucio Flavio e Alessandro saíram derrotados.

Mas desta vez o foco não está neste grupo de jogadores. O Flamengo vem animado com a força do Império do Amor. Será o primeiro jogo decisivo de Vager Love pelo seu clube de coração. Isso sem falar que Adriano estará completando 28 anos e já disse que quer a vitória como presente de aniversário. Mesmo tendo perdido para o São Raimundo-PA, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, o Botafogo vem confiante para o semifinal. Principalmente pelo forte poder de fogo aéreo dos estrangeiros El Loco Abreu e Herrera, arma reconhecida pelo adversário.

- Sabemos que um dos pontos fortes do Botafogo é a jogada aérea. É claro que isso preocupa. Um jogador de quase 2 metros de altura (El Loco tem 1,93) e que sai do chão mais 70 centímetros fica difícil marcar - admitiu o técnico Andrade.

Mas o próprio Abreu lembrou que o Botafogo não pode se restringir às bolas aéreas se quiser vencer o Flamengo e chegar à sonhada final.

- Há jogadores que não têm estatura alta, mas muita força nas pernas. Joguei contra o Álvaro na Espanha, e sei que ele sobe muito. O Botafogo não pode somente pensar em jogo aéreo. Temos outras qualidades que podemos aproveitar - disse o atacante uruguaio.

O Flamengo classificou-se para a semifinal da Taça Guanabara por ter conseguido a melhor campanha do Grupo A. Até o momento, o time está invicto na competição e seu pior resultado foi o empate com o Olaria. Mas por trás do excelente poder de fogo ofensivo (o Flamengo foi o time que mais marcou gols: 21 ao todo), a defesa foi vazada em todos os jogos.

Por isso, Andrade priorizou os ajustes ao sistema defensivo durante os dez dias que teve desde o último jogo, contra o Boavista. De lá para cá, os jogadores só não tiveram folga no domingo, quando uma parte aproveitou para acompanhar o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro na Marquês de Sapucaí. Apesar de a presidente Patrícia Amorim ter dito que se fosse atleta, não compareceria ao evento, os festejos foram minimizados na Gávea.

Para Andrade, o que importa é que ele terá o time completo para enfrentar o Botafogo. Mesmo com o retorno de Petkovic após seu afastamento por indisciplina pela diretoria, o técnico deve manter Vinícius Pacheco no time. Com isso, o sérvio é uma das opções para entrar durante o jogo. Vagner Love e Kleberson, que sentiram dores na coxa direita, estão garantidos.

Botafogo investe na superação e faz mistério

Com dois dias de treinos fechados, Joel Santana procurou preparar algumas novidades para surpreender o Flamengo. Uma delas pode ser a entrada do volante Somália, embora o mais provável seja a manutenção da equipe que perdeu o último compromisso pela Copa do Brasil. Dessa forma, a maior possibilidade é que a formação no 3-5-2 seja mantida, com Fahel formando o trio de zaga com Antônio Carlos e Fábio Ferreira.

Por ter profundo conhecimento do Flamengo, pelo qual foi campeão carioca pela última vez em 2008, exatamente em cima do Botafogo, Joel Santana sabe que o adversário da semifinal tem uma equipe com mais talentos individuais e com um esquema de jogo consolidado. Por isso, confia que o poder de superação terá de ser o diferencial de seu grupo.

- O Botafogo tem camisa, mas a torcida só vai confiar se jogarmos de igual para igual. Não dá para apenas se defender. Precisaremos de mais superação do que o Flamengo, pois eles se conhecem há muito tempo. Um errinho comum pode dar uma oportunidade ao adversário, e nesse momento se pode perder um campeonato - alertou.

Ficha técnica:

FLAMENGO BOTAFOGO
Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Toró, Kleberson e Vinícius Pacheco; Vagner Love e Adriano. Jefferson, Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo e Marcelo Cordeiro; Lucio Flavio, Herrera e Loco Abreu.
Técnico: Andrade. Técnico: Joel Santana.
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 17/02/2010. Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos. Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.
Transmissão: A Rede Globo exibe a partida ao vivo para o Rio de Janeiro. O PFC, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h45m (de Brasília).

1 comentários:

francisca disse...

como uma flamenguista doente eu adorei essa reportagem,pq assim fiquei saber um pouco mais sobre o q esta acontecendo com meu time.

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.