dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Segredos do registro | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

sábado, 8 de janeiro de 2011

Segredos do registro

Um verdadeiro tratado sobre o Registro do Windows: o que ele é, para que serve, como editá-lo e mantê-lo limpo e organizado. Artigo escrito por Jacir Holowate.

O que é o Registro do Windows?



O registro surgiu com o Windows 95. Até então o Windows fazia uso de arquivos *.ini. Havia um arquio *.ini para cada aplicativo do Windows. O registro do Windows, atualmente, nada mais é que um banco de dados repleto de informações sobre o sistema operacional, os usuários, o computador e os programas utilizados.


Ainda hoje existem arquivos *.ini no Windows, mas o registro assumiu a maior parte do controle do sistema e de suas configurações. Com o registro o Windows fica mais bem organizado e compartilha arquivos de forma mais eficiente. É o registro que permite a um aplicativo ser instalado sem adicionar bibliotecas redundantes de arquivos ou ser desinstalado sem remover componentes (arquivos *.dll, *.ocx e outros) que são também utilizados por outros aplicativos.

Quando você instala um programa, ele inclui muitas chaves no registro do Windows. É por isso que um programa não pode ser simplesmente deletado do HD, quando você não mais pretende usá-lo. Era assim no sistema MS-DOS. No Windows, o programa precisa ser desinstalado de forma correta, a fim de eliminar suas chaves do registro. Também as configurações de hardware ficam gravadas no registro.

Editor do Registro



O Windows tem um editor de registro: O Regedit. Se você clicar em Iniciar, Executar... e digitar "regedit" (sem aspas), o Windows vai abrir o editor. Você encontrará no editor de registro do Windows duas janelas. Na janela da esquerda você encontrará uma listagem de chaves do tipo HKEY_CLASES_ROOT, HKEY_CURRENT_USER etc. Algumas dessas chaves possuem vínculos entre si. As chaves possuem outras chaves e subchaves. O regedit permite modificar chaves e valores. No entanto em princípio isso é uma coisa que somente administradores e usuários avançados devem fazer, porque uma mudança errada pode criar sérios problemas para o funcionamento do sistema ou até mesmo impedir o Windows de continuar funcionando.

Modificando chaves e valores



Muitas das dicas para Windows disponíveis no Liae apontam para a edição do registro. Se você estiver absolutamente certo de que é capaz de efetuar a mudança sugerida de maneira correta, não haverá nenhum risco em fazê-lo. As dicas do AEsp são resultado de estudos e testes em mais de uma máquina, em configurações diferentes do Windows. No entanto, considere a possibilidade de ser feita uma edição errada. De repente confunde-se uma chave com outra e erra-se numa modificação qualquer. É recomendável, portanto, manter sempre um backup (cópia de segurança) do registro.

Importando e exportando arquivos do Registro



Os arquivos *.reg são associados ao registro. Pelo menu do Regedit você pode importar e exportar arquivos *.reg. Os arquivos *.reg são usados por muito aplicativos que importam arquivos do registro. Você poderá importar arquivos .REG para o registro dando um clique duplo nele. Você pode exportar arquivos *.reg para fins de bakcup. Você poderá até mesmo exportar todo o registro. Não crie backup do registro dessa última forma. Você não será capaz de fazer a restauração dele se o sistema não mais funcionar. No entanto, muitas vezes poderá ser útil fazer backup de uma chave do registro. Para exemplificar melhor, temos aqui o arquivo Menu.zip que contém dois arquivos *.reg. Faça o download dele e o descompacte. O arquivo menu rápido.reg serve para aumentar a velocidade com que o Windows abre o menu iniciar e os itens Favoritos do seu Browser. Você pode importá-lo para o registro. Faça isso usando o menu Importar do editor de registro ou dando clique duplo no arquivo. Se quiser desfazer o menu rápido, use o outro arquivo.

Backup do Registro



Backup integral do registro pode ser feito facilmente com o programa Erunt. Tempos houve em que muitas configurações avançadas do Windows dependiam do registro. Hoje a maioria dessas configurações podem ser feitas através de programas tweaks. O programa Tweak UI, da Microsoft, por exemplo, nada mais faz que automatizar tarefas que você poderia fazer manualmente, editando chaves do registro. O Windows XP Profissional também permite configurações avançadas através das Diretivas de Grupo. Entra-se nas Diretivas de Grupo digitando "gpedit.msc" (sem aspas) no prompt de comando (CMD), ou no Menu Iniciar, Executar...

Limpeza do Registro



À medida em que programas são instalados e desinstalados, muito lixo pode ser acumulado no registro: atalhos que não existem mais, sobras de programas desinstalados etc. Você pode usar o programa RegCleaner para fazer limpeza do registro.

Otimizando o Registro



Você pode também otimizar o registro, fazendo um desfragmentação e eliminando informações redundantes, através do programa NTRegOpt. Com isso você obtém um registro menor e uma maior performance para o Windows.

Proteção extra para o Registro



RegistryProt é um programa freeware (gratuito) que monitora o registro do Windows em tempo real. Monitorando as chaves do registro, o programa alerta sempre que uma mudança é feita ou alterada, dando a opção para aceitar ou rejeitar a troca. Isto lhe dará uma proteção garantida contra trojans e vírus de script.

Já o RegShot é um pequeno utilitário que permite criar uma imagem do registro e comparar com outra. Após ter instalado novos softwares ou feito alterações no sistema, você poderá conferir uma lista de todas as modificações existentes no registro, entre uma imagem criada e outra. Um backup do registro pode também ser feito no formato *.hiv para restauração futura. 

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.