dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Notas Musicais e Escalas | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

sábado, 27 de março de 2010

Notas Musicais e Escalas

Infelizmente, tocar um instrumento não depende só de ouvido, prática, ritmo, dedicação e dom divino (só?????). O domínio do instrumento, qualquer que seja, depende - e muito - de "decoreba". O importante desta tarefa de decorar a teoria musical é justamente utilizar técnicas que evitem esta ação. Não me xingue - ainda. O que estou tentando explicar é que, aprendendo como se chegou a uma conclusão é mais simples decorá-la. Neste artigo vamos abordar a teoria de notas, escalas e acordes, de uma maneira que você acabará por decorar tudo sem ter que ficar repetindo oralmente ou escrevendo tudo 1.000.000 de vezes.

Você deve ter aprendido, algum dia de sua vida, que as notas musicais são 7: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Certo? Errado... Na verdade, esta é a escala musical convencional, utilizada como conceito básico - menos para estudantes de música.

Uso para explicar as Notas Musicais a imagem de um teclado - por ser mais fácil de visualizar. Se você lembrar, verá que um piano tem teclas brancas e pretas. As teclas brancas ficam lado a lado, e as pretas, menores, ficam entre as brancas. Mas você deve se lembrar que existem espaços entre as brancas, não?
Veja o esquema abaixo (imagine que isto é um teclado...):

Antes, um conceito internacional - usamos símbolos para as notas musicais:
Dó = C; Ré = D; Mi = E; Fá = F; Sol = G; Lá = A; Si = B

Então, temos no nosso "teclado" as teclas para Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, que são as brancas. E as pretas? É que, de uma TECLA para outra, independentemente da cor (ou seja, da esquerda para a direita: branca, preta, branca, preta, branca, branca, etc...) tem-se 1/2 tom (ou semi-tom) de diferença. Algumas NOTAS tem entre si 1 tom de diferença , e outras, 1/2 tom (semi-tom).

Veja no teclado: do C para o D, temos 2 semi-tons (uma preta, uma branca); já do E para o F, 1 semi-tom (uma branca). E AS PRETAS??????? As teclas pretas, no teclado, são os sustenidos (#) ou bemóis (b).

Os sustenidos (#) são usados para aumentar a nota em um semi-tom.
Os bemóis (b) são usados para diminuir a nota em um semi-tom.

De volta ao teclado, as teclas pretas seriam:
1=C# ou Db; 2=D# ou Eb; 3=F# ou Gb; 4=G# ou Ab; 5=A ou Bb.

Pô...e na guitarra? Nos instrumentos de corda com braço e trastes (violão, guitarra, baixo, cavaquinho...) os semi-tons são marcados pelos trastes. Assim, as teclas do nosso tecladinho são correspondentes às casas da guitarra.

E as Notas Musicais, então, são 12: C, C#(ou Dd), D, D#(ou Eb), E, F, F#(ou Gb), G, G#(ou Ab), A, A#(ou Bb) e B.

Já deu pra notar que o sustenido e o bemol só servem prá confundir, não? O nome muda, mas a nota tocada é a mesma. É que a teoria era muito simples, então alguém inventou os dois prá brincar um pouco...

O braço do seu instrumento, como já vimos, é dividido em semi-tons pelos trastes. Logo, sabendo o nome das cordas soltas, podemos determinar todas as notas no braço, basta tocar a corda solta e ir ditando a seguinte e assim por diante. ex:

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
e||-F--|-F#-|-G--|-G#-|-A--|-A#-|-B--|-C--|-C#-|-D--|-D#-|-E--| fina
Note que as notas se repetem da mesma maneira após o 12o. traste. Aliás, as notas do 12o. traste são as mesmas das cordas soltas. Chegamos a 2 conclusões: a boa é que você só tem que decorar as notas até o 11o. traste, porque o resto é igual; a ruim é que você TEM QUE DECORAR as notas até o 11o. traste... Mas isso não será tão difícil - esta é a minha intenção - seguindo nossos artigos.

Fonte: Desconhecido

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.