É um ato público de tortura, de violação da dignidade humana do preso, praticado sob a complacência de policiais militares fardados e outros cidadãos que parecem justificar e estimular a degradação de um cidadão – ainda que acusado de um crime.
Eliênio Nascimento foi ameaçado de morte por seu exercício profissional três ou quatro dias depois de receber o Prêmio Sinjor de Jornalismo 2009 na categoria Fotojornalismo, a mais importante honraria do jornalismo rondoniense, concedida anualmente pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (Sinjor) e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
A foto que deu a Eliênio Nascimento o Prêmio Sinjor de Jornalismo de 2009 mostra precisamente a violência de um punhado de fortemente armados soldados da tropa de choque da Polícia Militar de Rondônia encurralando um indefeso e desarmado mototaxista, com as mãos para cima em sinal de total rendição.
Foto: Eliênio Nascimento/O Estadão
A nova cena de violência contra um preso e a ameaça ao jornalista ocorreram no mesmo dia em que a organização internacional de monitoramento de violações aos direitos humanos divulgava seu relatório anual, citando Rondônia por duas vezes em seu capítulo dedicado ao Brasil.
O relatório diz que em Rondônia há violência policial, trabalho forçado, conflitos agrários e ameaças à militantes de direitos humanos
No subitem concernente às “Condições de Detenção, Tortura, Maus-Tratos”, Rondônia aparece como um dos seis estados brasileiros em que foram documentados sinais de tortura em apenados conforme dados da Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Carcerário.
Ao final, o relatório afirma que mais de cem detentos foram assassinados dentro do presídio Urso Brancos desde 2002 quando da primeira recomendação da Corte Interamericana de Direitos Humanos para que o Brasil protegesse a população carcerária.
0 comentários:
Postar um comentário
Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.