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quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Festa Junina

Tudo o que uma festa junina deve ter



Fogueira, balões, música, dança e – o principal – muita comida gostosa. Não existe festa junina sem isso. Vamos conhecer o significado de alguns dos principais símbolos juninos e descobrir por que eles garantem a alegria do mês de junho.
Fogueiras
Fogos de artifício
Balões
Lavagem do santo
Levantamento do mastro
Casamento caipira
Pau-de-sebo
Quadrilha
O pau de Santo Antônio
A festa no Nordeste
Os costumes sulistas



Fogueiras
Além de ser um elemento de reunião das comunidades e famílias, a fogueira tem outros significados milenares: proteção contra maus espíritos, purificação, agradecimento e homenagem a deuses.


Fogos de artifício
Segundo a tradição popular, o barulho dos fogos de artifício espanta maus espíritos e acorda São João para a festa.


Balões
Simbolizam a oferenda aos céus para a realização de pedidos ou agradecimento de desejos satisfeitos.


Lavagem do santo
A tradicional lavagem de São João, no dia 24 de junho, é um batismo simbólico. Segundo a crença popular, no momento da lavagem a água do rio passa a ter poderes de cura. É por isso que os participantes molham os pés, o rosto e outras partes do corpo e guardam um pouco de sua água.


Levantamento do mastro
O mastro de São João é fincado no solo e a seu redor são lançados pedaços de unha, fios de cabelo e sementes, simbolizando o desejo de fertilidade. Apesar de ser "de São João", os três santos homenageados estão representados em sua ponta.


Casamento caipira

Uma das mais divertidas tradições das festas juninas é, sem dúvida, o casamento caipira – também chamado de "casório matuto". A representação, em tom de brincadeira, é cheia de malícia e conotações sexuais. A história sofre pequenas variações, mas o enredo é sempre o mesmo: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noivo a se casar com ela. Desesperado, o noivo tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados, que arrastam o "condenado" ao altar e vigiam a cerimônia. Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha.Os diálogos podem ser criados livremente, desde que as personagens se preocupem em carregar bastante no sotaque caipira.
Veja, a seguir uma sugestão para a encenação:
Personagens: Padre, Coroinha, Noiva, Noivo, Delegado, Soldados, Pais da noiva e Padrinhos.
Cenário: representação de um altar de Igreja ou capela. Os convidados estão posicionados em duas fileiras, deixando o centro para a noiva. O padre, no altar, cercado pelos coroinhas e padrinhos, anuncia a chegada da noiva, que entra com o pai.
Padre – A noiva tá chegando! Vamo batê parma pr'ela, pessoar!!! Cadê o noivo ???
Noiva – Ai mãe, ele num vem, acho que vou dismaiá... (simula um desmaio e é acudida pela mãe e pela madrinha. O pai da noiva faz um sinal para o delegado se aproximar e cochicha alguma coisa em seu ouvido. O delegado concorda com a cabeça.)
Delegado – Pera aí seu padre; eu já vô buscá ele. (sai acompanhado por dois soldados armados de espingarda e cassetetes. Em seguida entra o noivo encurralado pelo delegado, que permanece no altar, grande parte da cerimônia, para que o "condenado" não fuja.)
Padre – Bão, vamo começá logo esse casório. Ocê, Ciquinha Dengosa, promete, de coração, prá marido toda vida, o Pedrinho Foguetão?
Noiva – Mas que pregunta isquisita seu vigário faz prá mim... Eu vim aqui mais o Pedrinho num foi prá dizê que sim???
Padre – E ocê Pedrinho, que me olha assim tão prosa, qué mesmo prá sua esposa a Sinhá Chiquinha Dengosa?
Noivo – Num havia de querê, num é essa minha opinião mas, se não caso com a Chiquinha , vô direto pro caixão... (diz isso olhando de esguelha para o delegado, que segura uma espingarda)
Padre – Então, em nome do cravo e do manjericão, caso a Chiquinha Dengosa com o Pedrinho Foguetão! E Viva os noivos!
Convidados - VIVA!!! (conforme os noivos passam, os convidados jogam arroz)
Padre – E vamo pro baile, pessoar!!!E começa a quadrilha
Pau-de-sebo
É uma das brincadeiras mais comuns das festas juninas e tem origem portuguesa. Prêmios são colocados na ponta de um mastro engraxado com sebo. Ganha quem conseguir escalar o mastro, que tem no mínimo 5 metros de altura, e pegar a prenda.
Quadrilha
Roda de quadrilha
Em 1808, com a chegada da Corte portuguesa ao Brasil, difundiu-se, entre outras coisas, uma dança de origem francesa que logo caiu no gosto popular e foi incorporada às festas juninas: a quadrilha. Além dela, atualmente também são comuns folguedos e danças específicas de cada região do país. Por exemplo, no Nordeste, dança-se o coco e o boi-de-são-joão. Nas regiões cafeicultoras, o cateretê, a cana-verde, o samba-de-lenço, a ciranda e o batuque. No Amazonas, a polca, a valsa e o samba.

Vamos dançar!
Na quadrilha, homens e mulheres, de braços dados, entram em fila, puxados pelo "marcante" e pelo "contramarcante", que determinam a ordem dos passos. Veja o significado de alguns comandos e repare a origem francesa da maioria das palavras:
Balancê (Balancer):
Os casais dançam juntos balançando em seus lugares.
Cumprimento vis-à-vis; anavan; tu (Vis-a-vis; en avant; tout):
Em filas defronte uma da outra, homens e mulheres avançam até se encontrar e se cumprimentam.
Anarriê (En arrière):
Homens e mulheres voltam a seus lugares.
Balancê com seus pares. Tur (Tour):
Os pares, rodando, dão uma volta, no mesmo lugar.
Otrefoá (Autrefois):
Repetem o Balancê.
Viravortê:
Em círculo, cada cavalheiro passa a dama para o cavalheiro de trás. O mesmo passo é repetido até que todas alcancem seus pares.
O pau de Santo Antônio
Há pelo menos 100 anos é assim. No município de Barbalha, sul do Ceará, a 550 quilômetros de Fortaleza, é tradição cortar um enorme tronco de aroeira – com cerca de 22 metros e duas toneladas – para o ritual de abertura da festa de Santo Antônio. A árvore recebe a bênção do vigário ainda na mata, na serra do Araripe, e depois é levada até a sede da igreja, nos ombros dos devotos, em um cortejo que reúne milhares de pessoas. São 6 quilômetros até a praça da igreja matriz e, durante o percurso, o "capitão do pau" orienta os carregadores. Na frente, uma carroça leva bebida, que refresca os mais cansados. Mas nada de água: para matar a sede, apenas a "cachaça do vigário". No fim do percurso, o tronco é fincado na frente da igreja e transformado em mastro para a bandeira de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Todos os anos, os moradores tentam superar o tamanho e o peso do tronco da árvore. Antes do ritual, o "pau de Santo Antônio", como é popularmente chamado, permanece 15 dias na "cama". Ou seja, sob os efeitos do sol, a árvore desidrata e fica mais leve. Mesmo assim, os acidentes entre os que disputam transportar a madeira até a matriz são freqüentes. Na crendice popular, quem tocar no tronco da aroeira terá sorte no amor. Se for solteiro ou solteira, casa. Quem já encontrou seu par, terá companhia garantida. Pelo caminho, devotos mais aflitos tentam tirar lascas do tronco para um chá que, acredita-se, tem efeitos milagrosos. A fama de milagreiro do padroeiro atrai católicos de todo o Ceará e também de Estados vizinhos. Já em Fortaleza, Santo Antônio é tido como o santo dos pobres. Assim, no dia 13 de junho, a tradição manda distribuir pães em bairros de periferia e para as famílias sem-teto. Fiéis levam centenas de pães no porta-malas do carro e fazem a distribuição nas ruas e nas praças.
A festa no Nordeste
É de lei. São os forrós tradicionais que sustentam uma noite de São João. Depois da quadrilha, hora de cair no ritmo nordestino. Ao som de sanfona, reco-reco, triângulo e zabumba, o arrasta-pé vai até de manhã. A palavra "forró" é a abreviatura de forrobodó e forrobodança, de uso comum na imprensa pernambucana do século XIX, para designar o local onde aconteciam os bailes populares. Com as grandes migrações para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, os nordestinos levaram esse ritmo para o resto do país. Na década de 70, surgiram as chamadas casas de forró, freqüentadas, em sua maioria, por migrantes saudosos de sua terra natal. Nessa época do ano, no entanto, o ritmo volta com força nos grandes festivais de quadrilha.
Você sabia?
A cidade de Caruaru (PE) construiu a "Vila do Forró": uma réplica de cidade típica do sertão nordestino com todos os seus habitantes. Lá é feito o "maior cuscuz do mundo", registrado no Guiness Book: 700 quilos de massa, 3,3 metros de altura e 1,5 de diâmetro. Já Campina Grande (PB) afirma ter "o maior São João do mundo" e recebe visitantes de todo o Brasil.
Os costumes sulistas
No Rio Grande do Sul, as festas juninas preservam os trajes típicos do Estado, no lugar do chapéu de palha e da roupa remendada encontrados no interior de São Paulo. Em municípios como Rio Pardo, Capivari, Taquari e Santo Antônio da Patrulha a tradição se mantém. Uma das mais fortes é andar – descalço – sobre as brasas da fogueira. O ritmo é o vanerão, que faz sacolejar bombachas e os vestidos rodados das moças (chamadas "prendas").

Veja nesta matéria
A origem das festas juninas
Simpatias e crendices
Cada um dos Santos
São João na Cozinha

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